Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe e entidades civis se unem contra exploração sexual infantil

O presidente do Cremepe, Ricardo Paiva, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (08.07) com representantes de algumas entidades civis como Centro Dom Helder Câmara (Cendhec), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Conselho Regional de Engenharia e Arqueitetura (CREA), Associação dos Magistrados de Pernambuco e Sindicato dos Médicos.
    
O encontro teve como objetivo formar um grupo para cobrar do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, uma postura em relação a erradicação do trabalho escravo, intensificação da reforma agrária, reforço dos conselhos tutelares e liberação do orçamento relacionado ao combate da exploração sexual infantil. Um dado em relação a esse último item é que por ano, no país, R$ 34 milhões estão disponíveis para o combate à prática, mas o Governo Federal tem liberado apenas 30% desse valor.
    
Ricardo Paiva falou sobre os dados da Caravana do Cremepe e disse que o mais impressionante para os integrantes da Caravana foi o fato da prostituição infantil estar tão disseminada no interior do Estado. “Os abusos acontecem, em 2/3 dos casos, por familiares e em 1/3 por caminhoreiros”, alertou Paiva. “Não podemos deixar que a prostituição infantil se torne algo comum e não choque mais as pessoas”.
    
Mozart Valadares, representante da Associação dos Magistrados de Pernambuco afirmou que “a entidade está em campanha contra o trabalho escravo e a prostituição infantil” e que tem interesse em cobrar do poder público as devidas providências.
    
Já o presidente do Crea, Telga Araújo, disse que pode usar o poder político do Conselho. “Todas as entidades relacionadas ao Crea têm contato direto com as crianças do interior e isso é uma rede que pode ser utilizada para informar, fiscalizar e contriubuir de alguma forma”, enfatizou ele.
    
Os representantes das entidades que estiveram presentes no Cremepe se comprometeram em entrar em contato com mais entidades para que todos se engajem na luta contra as diferenças sociais.
    
A próxima reunião está marcada para a próxima quinta-feira (14.07). Na oportunidade serão apresentados os planos de trabalho e as medidas que serão adotadas.
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.