Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Especialistas nacionais e internacionais discutem avanços da neuroacupuntura

O Simpósio Internacional Brasil-Estados Unidos, promovido pela Associação Médica Brasileira de Acupuntura [AMBA], reúne, nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2006, no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, traz grandes especialistas brasileiros e norte-americanos. O objetivo é aprofundar as relações entre as medicinas Ocidental e Oriental, com foco na neuroacupuntura.

De acordo com Ruy Tanigawa, coordenador do evento e presidente da AMBA, a neuroacupuntura tem contribuído diretamente na demonstração e comprovação dos efeitos da acupuntura.

“É uma especialidade que lida com estímulos sensoriais, diretamente ligados à sensibilidade nervosa. Por meio de experiências neurológicas, vem sendo possível comprovar os efeitos da medicina tradicional chinesa no equilíbrio da energia corporal”. Esse será o tema do painel de um dos mais importantes especialistas do mundo, o pesquisador americano Yun-Tao Ma, do Colorado [EUA]. O especialista falará sobre a comprovação da eficácia científica do tratamento, por meio da neuroacupuntura, além de esclarecer como se dá a ação das agulhas nos sistemas nervoso, endócrino, imunológico e cardiovascular, por exemplo.

Meridianos e as doenças
Também participam do evento Ysao Yamamura, chefe do departamento de acupuntura da Universidade de São Paulo-UNIFESP. Acompanhado de Márcia Yamamura e Iran Cavalcanti, falará sobre os novos conceitos dos meridianos distintos e sua aplicação clínica.

Os meridianos são linhas imaginárias que agrupam pontos espalhados por todo o corpo. Em cinco mil anos, os chineses descreveram aproximadamente mil pontos de acupuntura. Hoje, já são 2.500 pontos, que ainda podem sofrer alterações.

Para a medicina tradicional chinesa, matéria e energia circulam pelo corpo pelos meridianos. É a partir de um distúrbio na circulação desta energia que aparecem as doenças.

Acupuntura estética
Doenças e tratamento não são os únicos focos da acupuntura. A medicina estética também vem tirando proveito da técnica milenar. Rugas e estrias são alguns dos problemas minimizados com a ajuda da acupuntura, que oferece também melhora geral na qualidade da pele. O tema será apresentado por Maria Assunta Nakano e Tsay I Shan.

Quem quiser obter mais Informações sobre o simpósio e se inscrever no evento deve ligar para [11] 5572.1666. Médicos com título de especialista em acupuntura e todos os sócios da AMBA com semestralidade em dia não pagam.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Com Informações da Acontece Comunicação e Notícias.