Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

HBL faz mobilização contra a dengue

Nesta época do ano que vai de março até agosto, a Região Metropolitana do Recife registra um aumento significativo nos casos de doenças ligadas ao período de chuvas. A dengue é uma das principais responsáveis por um aumento dos atendimentos na emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena (HBL). Por dia, a unidade atende em média 250 crianças, mas no período chuvoso esse número chega a dobrar. Na próxima quinta (31.05) e sexta-feira (01.06), o HBL realiza uma mobilização para conscientizar os funcionários da área de saúde do estado e a população em geral sobre a importância de prevenir a dengue.

O cuidado serve para todos os usuários, mas o foco principal são as crianças. Na quinta-feira, haverá uma palestra voltada para os servidores sobre como diagnosticar a doença e as melhores formas de proceder no tratamento. A apresentação será feita pelo supervisor do Programa de Saúde Ambiental do Recife, Leonardo Rogério. Ele irá contar com o apoio de nove agentes de saúde ambiental. A palestra ocorrerá das 11h às 12h30 no auditório do HBL, que fica no primeiro andar da unidade.

Já na sexta-feira, a partir das 10h, serão montados stands sobre a dengue no térreo do hospital. A visitação é aberta ao público e ficará exposta até às 16h. Haverá também atividades na recepção da emergência pediátrica voltada para as crianças e os pais. Filmes, distribuição de panfletos, uso de material lúdico como brinquedos e atores fantasiados de mosquito da dengue fazem parte da ação informativa do HBL.

A iniciativa da mobilização partiu do Núcleo de Apoio Psicossocial do HBL. “O Barão tem uma tradição como unidade educacional e cuida para que as atividades que visam informar e educar a população aconteçam da melhor forma possível. O objetivo principal é mostrar a relevância da
prevenção e dos cuidados com o usuário”, afirma a enfermeira e psicóloga do NUAPS, Laurenice Martins.

Segundo ela, a própria condição geográfica e climática da região metropolitana do Recife é propícia para o surgimento da doença. “A cidade tem muitas áreas de várzeas, rios e manguezais, e temos muita gente morando perto dessas áreas. Com a chuva os ovos do mosquito eclodem e desencadeiam o aumento no número de casos. A prevenção trabalha no sentido de impedir que o mosquito consiga se proliferar e contaminar a população”, conclui Laurenice.

PREVENÇÃO – Segundo especialistas existem alguns sinais de alerta da doença que devem ser observados pelos pais. Se a criança apresentar dor abdominal intensa e contínua, febre, vômito freqüente, irritabilidade ou letargia, queda de temperatura, desconforto respiratório e hemorragias, é preciso procurar o mais rápido possível um serviço de saúde. Pode-se prevenir a dengue evitando o acúmulo de água parada em recipientes destampados como vasos, garrafas, pneus, caixa d”água, entre outros.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
TEXTO: Tiago Martins, assessor de imprensa do HBL.