Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Brasil adere a campanha que usa dança contra HIV

Um dos desdobramentos da II Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas foi o encontro entre gestores públicos e representantes do Dance4Life programa contra o HIV e a aids que combina dança, arte, cultura, direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva dos jovens, educação e participação juvenil.

Com o lema Start dancing, Stop AIDS, o Dance4Life inclui turnês, campanhas, projetos e ações de disseminação de informação, arrecadação de fundos, construção ou aprimoramento de habilidades para a vida. Até o dia Mundial da Aids em 2014, o Dance4Life pretende mobilizar no mínimo um milhão de pessoas dançando por todo o planeta.

Os gestores públicos que tiveram contato com o programa ficaram entusiasmados com a perspectiva de participação do Brasil no Dance4Life que terá inicio em 2008. “A idéia é desenvolver um trabalho de mobilização para promoção da saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV junto às escolas e às comunidades utilizando diversas expressões culturais como a dança e o teatro”, explica Ana Laura Aguiar, Consultora para Juventude do UNFPA, que esteve reponsavel por organizar a viagem dos representantes de organizações não governamentais parceiras do Dance4Life especialmente para a II Mostra SPE.

Para Angela Donini, da Unidade de Prevenção do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, “o envolvimento do Brasil no Dance4Life pode reforçar o engajamento de escolas em todo o país para um trabalho integrado nos moldes do que acontece no Saúde e Prevenção nas Escolas”.

Segundo avaliação dos gestores e técnicos em educação e saúde, arte e cultura são importantes para se trabalhar a prevenção do HIV entre jovens, especialmente em ambiente escolar. “Dança e música podem ajudar a construir a cidadania dos jovens. O projeto Dance4Life no Brasil poderá aproveitar e integrar a agenda cultural que já existe nos estados e municípios, fortalecendo as ações de prevenção e mobilização dos jovens”, explicou Angela Donini.

“Uma outra característica marcante da versão brasileira do Dance4Life é que o programa deve incorporar as diferentes expressões culturais presentes no Brasil, como o frevo, o maracatu, o baião, o rap e demais elementos da cultura hip hop, e outras expressões que os parceiros definam em cada localidade”, completou Fernanda Lopes, Assessora para HIV/Aids do UNFPA.

O projeto, que está em fase de planejamento, deverá ser apresentado oficialmente às secretarias estaduais de educação e saúde ainda em julho. O governo federal, em acordo com os demais parceiros, deve enviar um convite aos gestores estaduais para participar do Dance4Life. As atividades devem acontecer durante todo ano de 2008 e, em 29 de novembro, jovens do mundo inteiro envolvidos no projeto, farão uma grande celebração de música e dança para garantir que todos e todas desfrutem de uma boa saúde sexual e reprodutiva, prevenindo-se da aids.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
FONTE: Boletim ONU – Brasil. UNFAPA.