Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Códigos e nomenclatura serão referência para o setor

Os integrantes do COPISS – Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar reuniram-se na sede da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo, convocados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a fim de discutir a adoção dos códigos e nomenclatura da CBHPM como referência para o sistema.

De acordo com Florisval Meinão, representante da AMB no grupo, 95% dos procedimentos constantes do rol da ANS fazem parte da CBHPM, portanto já estão codificados. Sendo assim, a AMB codificará o restante, cerca de 190 procedimentos.

Além disso, as operadoras citaram alguns procedimentos praticados cotidianamente que não estariam na CBHPM. A AMB analisará cada caso junto às Sociedades de Especialidade, decidindo pela inclusão ou justificando a negativa.

A ANS pretende criar uma lista unificada de terminologia em saúde suplementar, independente do rol de cobertura mínima, contemplando todos os procedimentos médicos avalizados (CBHPM) e os procedimentos das demais profissões de saúde.

A medida se faz necessária para a padronização das informações do setor.“Tudo caminha para a consolidação da CBHPM como referência de códigos e nomenclatura”, avalia Meinão. “Nesse ritmo, teremos rapidamente compatibilizados o rol da ANS, a CBHPM e as tabelas das operadoras”.

Para o presidente da Câmara Técnica Permanente da CBHPM, Amilcar Giron, “é uma grande vitória para os médicos a CBHPM ser reconhecida pela própria agência reguladora e pelas operadoras como instrumento ético e transparente”.

Participaram do encontro representantes da Abramge -Associação Brasileira de Medicina de Grupo, Fenasaúde – Federação Nacional de Saúde Suplementar, Unidas, Unimed do Brasil, Federação Nacional dos Médicos, Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, Federação Brasileira de Hospitais e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

O próximo encontro está marcado para 20 de julho (20/07/07), novamente na sede da AMB, em São Paulo.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: AMB.