Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Recife sedia simpósio internacional

Durante os dias 19 e 20 de junho, Recife sediará o III Simpósio Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem e Síndrome da Deficiência Postural com importantes nomes nacionais e internacionais. Devido à grande procura por vagas, o evento que deveria acontecer no Auditório Inácio Cavalcanti, no Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), teve que ser transferido para o Auditório da Faculdade Mauricio de Nassau.

Dentre os assuntos a serem discutidos durante o encontro está a experiência da Síndrome da Deficiência Postural (SDP) no Recife, métodos de avaliação cognitiva, fonoaudiológica, psicopedagógica e neurológica, a relação entre a ortodontia e posturologia, além do depoimento de mães de pessoas disléxicas e reação da família diante de um paciente com dificuldade de aprendizagem e SDP. Também serão discutidos a abordagem terapêutica da SDP e dislexia, SDP em pacientes com necessidades educacionais especiais e a experiência com a SDP em Fortaleza, além de diversos outros pontos.

O III Simpósio Internacional sobre dificuldades de aprendizagem e síndrome da deficiência postural é voltado para oftalmologistas, pediatras, neurologistas, ortopedistas, otorrinolaringologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogo, professores e pacientes.

Doenças

A dislexia é um transtorno de aprendizagem na leitura e escrita que atinge cerca de 10% da população mundial. Pode afetar crianças, adultos, mulheres e homens, causando prejuízos na escolaridade e dificuldade na vida profissional e pessoal.

A maioria dos disléxicos possui problemas de localização espacial e de integração das informações necessárias para o equilíbrio postural. Assim, além dos sintomas cognitivos (dificuldades de compreensão, de concentração, de atenção, hiperatividade, surdez perceptiva, troca de letras na leitura e escrita), os disléxicos podem apresentar outros sintomas proprioceptivos, como dores (ocular, cervical e lombar), bruxismo, fadiga excessiva, incontinência urinaria durante o sono (em idades nas quais isso é incomum), tonturas, náuseas ao andar de carro, sonolência ao ler, entre outros.

O tratamento pode incluir ajuda de vários profissionais como neurologista, psicólogo, oftalmologista, psiquiátrica, fonoaudiólogo, otorrinolaringologista, psicopedagogo, ortodontista, ortopedista e fisioterapeuta.

Inscrições

Valor: R$ 20,00 (o valor das inscrições será doado à Fundação Altino Ventura).
Local: Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), Rua Francisco Alves, 887 – Ilha do Leite, Recife.

Serviço:

Local do evento: Faculdade Maurício de Nassau, Bloco B, Rua Guilherme Pinto, 400, Graças.
Procurar Suzanne Chagas, no 5º Piso.
Informações: 3302.2020

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: 4 Comunicação.