Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Avanços e desafios do SUS em debate

Com o tema “SUS em Pernambuco: Qual modelo de atenção que queremos?” foi realizado nos últimos dias 20 e 21 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda, a XI Plenária Estadual de Conselhos de Saúde, com a participação de representantes de várias cidades do interior pernambucano.

Problemas como baixa resolutividade, burocratização, fragmentação das práticas, desconsiderações dos sujeitos, rede hospitalar sucateada, falta de leitos, pacto pela saúde, além de outras dificuldades enfrentadas pelo SUS foram discutidas pelos participantes. O objetivo do encontro foi discutir e apresentar propostas para solucionar esses itens identificados no atual formato do sistema.

MISSÃO E FORTALECIMENTO – A diretora do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Carla Bezerra, foi uma das debatedoras da plenária e abordou sobre Organização de Redes de Cuidado. A médica afirmou que tratar deste assunto é uma missão difícil e enfatizou sobre a importância do fortalecimento da regionalização, como também, a necessidade da dedicação dos conselheiros em relação ao SUS para garantir a evolução do sistema. Em seguida, foi concedido um tempo para que os participantes da XI Plenária Estadual pudessem apresentar opiniões e sugestões.

Além do debate focalizado no SUS, na Plenária também foi feita uma votação para escolher um novo conselheiro para representar Pernambuco nas Plenárias Nacionais, e seguir defendendo um sistema que atenda a necessidade de todos os usuários do SUS .

CARAVANA EM DEFESA DO SUS – Por sua vez, a 7ª etapa da Caravana em Defesa do SUS aconteceu nesta quarta-feira (22.07), no Centro de Convenções, em Olinda. A diretoria do Simepe participou do evento que teve como tema “Todos em Defesa do SUS”. O evento foi um momento de debater, entre outros assuntos, os problemas e soluções da saúde no Estado.

“Caravana em Defesa do SUS” foi promovido pelo Conselho Nacional de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), com os Conselhos Estaduais de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e movimentos sociais.

Na solenidade de abertura, no Teatro Guararapes estiveram presentes autoridades locais, conselheiros de saúde, gestores e representantes dos movimentos sociais. A programação da Caravana contemplou, ainda, um Ato Político com a presença de diversas autoridades e o painel que trata dos avanços e desafios do SUS e a apresentação “SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade”. Já estão programadas as Caravanas do Estado do Acre, em 28 de julho, Amazonas e Paraná, em 17 e 25 de agosto, respectivamente.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Simepe
.