Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe denuncia cubano por exercício ilegal da medicina

Um cubano que exercia ilegalmente a medicina no Hospital Municipal Doutor Manoel Afonso Porto Neto, localizado em Caruaru, Agreste do Estado, foi denunciado, na última sexta-feira, ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

De acordo com André Longo, presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), Crescêncio Raul Zambrana Alvarez é formado em medicina, mas não tem a autorização para exercer a profissão no Brasil. Desde que foi descoberto, o médico não apareceu mais na unidade hospitalar.

“Na sexta-feira realizamos uma fiscalização de rotina no Hospital Manoel Afonso e nos deparamos com o médico cubano. Ao fazermos perguntas simples a ele, ficou nervoso, começou a gaguejar e não respondeu com clareza o que perguntávamos. Fizemos uma pesquisa e descobrimos que ele está trabalhando de forma irregular, o que caracteriza exercício ilegal da profissão”, explicou Longo. No momento da fiscalização, Crescêncio Raul Zambrana Alvarez fazia sutura em um paciente.

A denúncia foi feita ao promotor Edgar Souto. Além disso, Longo afirmou que irá denunciar o caso ao Tribunal de Contas da União, já que o médico recebia salário de aproximadamente R$ 3 mil. “Vamos abrir sindicância para apurar se a Secretaria de Saúde de Caruaru sabia da irregularidade e contratou o médico mesmo assim”, completou Longo.

Logo após a fiscalização, o médico Crescêncio Raul Zambrana Alvarez foi embora e não voltou mais a dar plantão no Manoel Afonso. A reportagem do Jornal do Commercio tentou contato com a secretaria de saúde de Caruaru, mas não obteve sucesso.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: Jornal do Commercio (30.07.2009).