Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Congresso discute prevenção e tratamento do diabetes

Sob a organização do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o The Royal Palm Plaza Hotel Resort sediará, de 6 a 8 de agosto de 2009, o XII Congresso Brasileiro de Aterosclerose. Um dos mais importantes eventos do calendário da SBC espera reunir 1.500 congressistas, que travarão relevantes debates sobre a doença que faz mil vítimas diárias em todo território nacional.

Médicos de especialidades diversas terão acesso a abordagens plurais e de alto nível sobre as diferentes apresentações da doença aterosclerótica, como infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico, miocardiopatia isquêmica, entre outras. Também entram na discussão os fatores de risco passíveis de prevenção, como a hipertensão, dislipidemia e diabetes.

O médico Bruno Geloneze, coordenador do Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes da Universidade Estadual de Campinas (LIMED – UNICAMP), membro da Comissão Científica e um dos palestrantes do evento, adianta que na conferência Diabetes e Coração haverá questionamentos sobre os conceitos empregados para o diabetes nos dias atuais.

“Apontaremos resultados de diversos estudos, como um da Unicamp que apresenta os dados da reversão parcial da aterosclerose em pacientes que realizaram cirurgia bariátrica. Não identificamos ainda o porquê dessa melhora, que ocorre já nos primeiros dois meses pós-cirúrgico, mas sabe-se que a perda de peso acarreta na diminuição do colesterol, diabetes e hipertensão, ou seja, dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares”, explica.

Os estudos United Kingdom Prospective Diabetes Study (UKPDS ) e The Diabetes Control and Complications Trial (DCCT), com o objetivo de identificar a melhor forma de tratamento dos pacientes diabéticos para evitar ou adiar complicações, demonstraram que o controle glicêmico desde o início reduz o risco de infarto a longo prazo, cerca de dez anos depois.

Diabetes: conduta atual e prevenção

Pode-se dizer que o diabetes é um estágio acelerado de aterosclerose, graças aos mecanismos causadores da doença, como a hiperglicemia e a resistência à insulina. Dr. Bruno explica que entre os diabéticos, enquanto uma parcela possui baixo risco de adquirir evento cardiovascular, outra tem alto risco. A conduta atual implica em diferenciar estes grupos de pacientes, avaliar todos os fatores de risco e não indicar tratamentos semelhantes, mas de acordo com cada caso.

O diabetes associado à obesidade e à síndrome metabólica, por exemplo, merece alvos terapêuticos mais rigorosos, de forma conjunta para não agravar o quadro.

“Identificar as pessoas com risco potencial de desenvolver o diabetes faz parte da prevenção primária, e, que fique bem claro, sem qualquer relação com medicamentos. Mudanças de estilo de vida, como três horas semanais de atividade física moderada e perda de 5% do peso corporal, têm papel fundamental na redução do risco cardiovascular”, destaca dr. Bruno.

A prevenção do diabetes pode começar ainda mais cedo. Crianças que nascem com baixo peso têm maiores chances de adquirir a doença no decorrer da vida. A chamada prevenção primordial, com inicio no pré-natal, prevê que a interrupção do fumo e a orientação nutricional adequada revertam este quadro preventivamente. Mais informações em http://congresso.cardiol.br/da/xii/

Serviço

XII Congresso Brasileiro de Aterosclerose
Data: De 6 a 8 de agosto de 2009
Local: The Royal Palm Plaza Resort
Endereço: Av. Royal Palm Plaza, nº 277 – Jd Nova Califórnia – Campinas/SP
Informações e inscrições: (11) 3262-4378 / (19) 3753-2333

Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: Acontece Comunicação e Notícias
.