Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cinco consultórios de rua vão acolher usuários de crack

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lança hoje uma nova ferramenta para acolher os usuários de crack. A ideia é ir até essas pessoas, onde elas estiverem. São os Consultórios de Rua, dispositivos móveis que serão cedidos aos municípios de Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. Os cinco veículos serão entregues esta manhã pelo secretário Estadual de Saúde, Frederico Amancio, na sede da SES, no Bongi.

Os profissionais dos Consultórios de Rua serão responsáveis por chegar às áreas consideradas de risco em cada município participante e realizar o trabalho de prevenção e redução de danos, acolhendo o cidadão, criando vínculo e diagnosticando qual o melhor serviço para referenciar aquele usuário. A expectativa é atender, mensalmente, 50 pessoas por Consultório.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde Mental da SES, Marcela Lucena, num primeiro momento, a equipe precisa criar um vínculo e ver as necessidades de cada um, que pode ser uma visita do Programa Saúde da Família, consulta com algum especialista ou o próprio tratamento da dependência em um Centro de Atenção Psicossocial.

A SES ficará responsável por monitorar as ações, qualificar as equipes e disponibilizar os veículos para os municípios. Cabe aos municípios a gestão das atividades propostas pelo Consultório de Rua e a organização dos recursos humanos, formado, pelo menos, por um profissional de nível superior e dois técnicos por veículo.

Cada unidade fará sua programação, de acordo com a realidade e as necessidades do local, identificando aglomerações de consumo, se a ação ocorre à noite ou nos finais de semana. Cada município terá um mês para fazer as adequações e depois de três meses haverá uma avaliação dos planos

De acordo com a SES, até o final deste ano, Pernambuco deve somar 30 mil usuários de crack, droga que vem sendo tratada como epidemia pelo poder público no Brasil. Segundo estatísticas do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), 7% da população do Nordeste consome crack. Para a pesquisa, foram ouvidas as cidades de Recife, Jaboatão, Olinda, Petrolina, Paulista e Caruaru, dentre 22 cidades do Nordeste. Para o Ministério da Saúde (MS), existem 600 mil usuários de crack no Brasil, e 27 mil estariam em Pernambuco.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR.