Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Caravana Cremepe-Simepe ganha prêmio da Igreja Católica

A pastoral da saúde entregou na tarde de sábado (04), na Matriz Nossa senhora de Fátima, no Bairro Novo, em Olinda, o Prêmio Pastoral Saúde 2012 a entidades que se destacaram nas áreas de saúde e sustentabilidade. Com uma celebração de ação de graças presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, a Caravana Cremepe-Simepe recebeu o prêmio de destaque do ano da saúde.

Todos os anos a igreja católica destaca alguns projetos desenvolvidos nas áreas de saúde e sustentabilidade e premia as instituições. Assim, o prêmio valoriza as boas ações e iniciativas feitas por organizações da sociedade. Na celebração foi lembrada a importância da saúde na vida das pessoas. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, iniciou a homilia agradecendo a presença de todos e falou da importância do dia nacional da saúde que é comemorado em cindo de agosto. “Neste dia também celebramos o aniversário de Oswaldo Cruz, conhecido como pai da saúde pública do Brasil”, disse Saburido. Além disso, na hora da comunhão a música ilustrava bem o evento: “Fazemos comunhão, construindo a unidade é nossa vocação servir à comunidade”.

A Caravana Cremepe-Simepe foi criada há sete anos com o objetivo de visitar todas as regiões do Estado para ouvir da população quais são os principais problemas na área da saúde. São visitados hospitais, postos de saúde, maternidades e aplicados questionários para colher da comunidade opiniões sobre os serviços oferecidos pelo SUS. Em cada fase da Caravana foram elaborados relatórios e entregues às autoridades competentes e ao Ministério Público. A Caravana já foi a todos os municípios pernambucanos e este ano visitou doze comunidades da Região Metropolitana do Recife.

Na hora da entrega do prêmio, a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, disse que o reconhecimento da igreja era de um valor “inestimável”, mas que era importante lembrar que a Caravana é um projeto que nasceu da união do Conselho de Medicina com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), e que era indispensável trazer para perto dos médicos os problemas da comunidade. E finalizou dizendo que “a saúde é um princípio da vida e da dignidade humana”. Também estiveram presentes na entrega do prêmio a diretora do Simepe e uma das coordenadora da Caravana, Rafaela Pacheco, e a coordenadora-executiva do projeto, Fernanda Soveral. Outras entidades também receberam o prêmio da igreja católica, como o Escritório de Arquitetura César Barros, reconhecido pelo trabalho em prol da sustentabilidade da cidade, e a Rede Globo, pelo programa Nordeste, Viver e Preservar, que é voltado para as causas em defesa da natureza.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.