Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Entidades Médicas apontam diagnóstico da Saúde Municipal a futuro Secretário

O próximo Secretário de Saúde de Recife, Jaílson Correia, convidou as entidades médicas do estado para encontro na tarde desta segunda-feira (17). A reunião aconteceu na sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e contou com a participação da diretoria do Cremepe, Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e Associação Médica de Pernambuco (AMPE).

Os problemas encontrados no setor de saúde do Recife e Região Metropolitana foram colocados à mesa e apontados pelas entidades, que incansavelmente tem buscado soluções junto à gestão municipal.

A defasagem em recursos humanos encontrada na rede foi apresentada pelo presidente do Simepe, Mário Jorge Lobo. A necessidade de reposição imediata das escalas nas unidades de saúde através da convocação de concursados, as condições precárias de estrutura das Unidades de Saúde da Família (USF), a eficiência do funcionamento do cartão SUS, a falta de leitos para gestantes e de uma maternidade de alto risco, também foram alguns dos assuntos tratados.

O diretor do Simepe, Silvio Rodrigues colocou a importância de se disponibilizar uma melhor estrutura nas unidades de atenção primária. “Os benefícios não serão apenas para a população e para os médicos, mas também para os estudantes de medicina inseridos neste cenário em seu processo de formação. Desta forma eles serão melhor apresentados à este serviço e atraídos para colaborar em sua atuação profissional nesta área”, afirmou Silvio.

Já a presidente da AMPE, Silva Carvalho, falou sobre a dificuldade de acesso a um completo atendimento nas instituções de saúde municipais. “Os pacientes atendidos e que necessitam de encaminhamento levam muito tempo para chegarem a um especialista”, disse.

O engajamento da gestão municipal no apoio à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho também foi tema colocado. O Conselheiro, Coordenador do Centro de Estudos do Cremepe e idealizador da Campanha “Aprendiz com Deficiência”, Ricardo Paiva, pediu atenção à esta iniciativa. “A proposta principal desta ação é garantir a oferta de novas vagas para treinamento e qualificação de pessoas com deficiência para trabalhar em hospitais e empresas de saúde. Queremos contar com o apoio da gestão municipal de saúde para avançar neste propósito”, afimou Paiva. Ele colocou ainda a necessidade de investimento na capacitação de profissionais no tratamento de dependentes químicos. “Temos publicada uma cartilha que aponta as Diretrizes Gerais Médicas para Assistência Integral ao Usuário do Crack. Este protocolo de assistência é um guia para capacitar médicos, especialmente do Sistema Único de Saúde, para o atendimento de usuários de crack. Investir na formação de profissionais com base nestas orientações é um passo importante para o atendimento adequado aos dependentes químicos em tratamento”, concluiu Ricardo.

A presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, Helena Carneiro Leão colocou a importância do planejamento e integração dos serviços de saúde para um bom funcionamento das ações. “É necessário que a rede estadual e municipal de saúde estejam integradas e que as UPAs de especialidades, que em breve entrarão em funcionamento, estejam interligadas com todas as instituições de saúde de Recife e Região Metropolitana”, alertou Helena.

Ao final da reunião, o futuro Secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia agradeceu a oportunidade de ser recebido pelas entidades médicas. “A sensação que tenho é que estou assumindo um plantão onde não posso deixar de atender os casos de maior urgência, da sala vermelha, dando sequência no atendimento a todos os casos/situações de acordo com sua gravidade. o desafio é motivante. Espero cumprir com honra os quatro anos de mandato”, finalizou Jaílson.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe