Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Caravana avalia saúde nas cidades do interior de PE

O primeiro município visitado pela Caravana da Seca nesta terça-feira (17/09) foi Serra Talhada, conhecida como a entrada do Sertão. Em grupos divididos, os caraveneiros seguiram para suas atividades em busca de informações da qualidade de vida dos moradores e dos serviços públicos e sobre os transtornos causados pela seca.

O grupo da fiscalização seguiu para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam) e encontrou uma estrutura relativamente boa, entretanto, um ponto que chamou a atenção dos fiscais foi a baixa quantidade de partos realizados na unidade. “O Hospan realiza em média 80 partos no mês, quando tem equipe e capacidade para uma demanda maior. É menos de três partos por dia. Não é compreensivel que os demais partos sejam encaminhados para a rede privada conveniada”, questionou o médico fiscal Otávio Valença.

A outra equipe de caravaneiros foi muito bem recebida na Escola Municipal Antônio Medeiros, no bairro da Borborema em Serra Talhada. O grupo da nutrição medio e pesou os alunos que faziam filas no pátio da escola. Segundo a médica fiscal, Poliana Neves, a maioria dos estudantes estão com o peso adequado para a idade. Porém, os relatos locais indicam que há um alto índice de consumo de drogas e falta água na cidade.

O estudante Gustavo Daniel, 12 anos, está com o peso normal para a sua idade. Ele informou que gosta da escola, a merenda é boa e que os professores incentivam a prática de esportes. Para a professora Josefa Paula esses momentos são fundamentais para avaliar a evolução dos alunos. “Essas ações são maravilhosas para incentivar a escola a verificar a saúde das crianças” explicou. Ainda na opinião da professora, na escola, a saúde é boa. “Todos os meses um agente de saúde verifica o pesa, altura dos alunos. Além disso, quando tem alguma campanha de vacinação as crianças também recebem as doses”indicou.

Já os cuidados com os professores, a médica cardiologista, Malu David, aferiu a pressão dos funcionários da escola. Segundo a médica, cerca de 50 % das pessoas atendidas sofriam de hipertenção, estavam descompensados e não tomam remédios. O grupo de caravaneiros ainda encontrou irregularidades na merenda, uma vez que nem todo alimento vai para os estudantes.

Seca predomina no municipio de Betânia

O municipio de Betânia foi bastante atingido com a última seca. O cenário e o forte calor sugerem os transtornos vivenciados na cidade. A falta de água há muito tempo assola os moradores locais que se pudessem escolher, mudariam para outra cidade. A pesquisa realizada pelos caravaneiros foi no destrito São Caetano, onde a população só tem acesso à água há cada 15 dias ou quando desembolsam dinheiro com carros pipa.

A Unidade Básica de Saúde apresenta uma estrutura muito boa e organizada, porém com pouca funcionalidade. Na ocasião, amostras da água foram coletadas e serão encaminhadas para análise bacteriológica.

Na escola Municipal Maria Benjamin Ferraz os professores estavam de greve e a unidade estava em reforma. Os alunos ainda estavam chegando na escola e já eram recebidos pelo grupo da nutrição, a maioria dos estudantes estavam com o peso normal, entretanto, alguns já demostravam sobrepeso.

Há dois anos não chove no município e o gado esta morrendo. Alguns moradores levantaram a questão do consumo de drogas como um problema grave no município. Na pesquisa de rua, os serviços de saúde e educação não foram bem avaliados pela população.

Fonte: Blog Caravana Cremepe-Simepe (http://caravanacremepe.wordpress.com/)