Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe participa de encontro com o MPPE

“Abuso e dependência de substâncias psicoativas”, este foi o tema do Encontro Regional do Sistema de Justiça na atenção a Crianças e Adolescentes usuários e dependentes de Substâncias psicoativas, realizado pelas circunscrições de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, na sexta (29/11), no auditório da Faculdade Integrada do Sertão – Serra Talhada. O presidente, Silvio Rodrigues, e o 2º secretário do Cremepe, Ricardo Paiva, participaram do evento.

O objetivo do encontro foi sensibilizar a troca de informações de dependentes químicos atendidos pelo sistema de justiça, além de contribuir para o aprimoramento do fluxo de atendimento na rede psicossocial. Para Sílvio Rodrigues, o encontro é de extrema importância para que os órgãos entendam o crack. “Precisamos mostrar as experiências relacionadas a epidemia do crack e disseminar o trabalho que vem sendo realizado pelas entidades médicas” disse o presidente do Cremepe. Ele ainda trouxe para o evento a cartilha produzida pelo Conselho Federal de Medicina que traz as Diretrizes garais médicas para assistência integral ao dependente do uso do crack.

Na oportunidade, Ricardo Paiva foi convidado a discursar sobre as diretrizes do crack. Ele explicou que governo federal declarou “guerra ao crack” e se posicionou favorável à acabar com esta epidemia. “A presidente afirmou que iria investir na recuperação de usuários, mas não cumpriu a promessa. Ela se porpôs a investir 4 bilhões de reais na erradicação do crack, mas só gastou 1,5 bilhões de reais” disse Paiva.

A epidemia já virou realidade em Pernambuco, desde a capital até o interor do Estado. A prefeituras precisam conhecer o enfrentamento e auxiliar os dependentes químicos. Para isso, as prefeituras e o Estado precisam investir na assitência ao dependente. “Além disso, as prefeituras precisam investir no eixo social, umas vez que os municípios não tem lazer, como cinema, teatros, parques” incidou Paiva.

Na sequência, o médico psiquiatra, Marcos Creder, apresentou os aspectos clínicos e psíquicos do abuso e dependência química. Ele fez um histórico do uso de substancias licitas e ilícitas. Para o promotor de justiça de Serra Talhada, Vanderci de Souza Leite, este foi um momento de união. “É muito importante para agregar forças junto as secretarias para implantar a política nacional de saúde nos municípios do Sertão do Pajeú”indicou.

Participaram do evento promotores de justiça, juízes, defensores públicos, delegados, conselheiros tutelares de Belém do São Francisco, Triunfo, Petrolândia, Custódia, Betânia, Floresta, São José de Belmonte, Mirandiba, Tacaratu, Serra Talhada, Afogados da ingazeira, Tuparetama, Tabira, Sertânia, São José do Egito, Itapetim e Carnaíba.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe