Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Nova etapa da Caravana visita Itambé e frente de trabalho em Camutanga

A Caravana Cremepe Simepe do Canavial esteve, nesta terça-feira (16/09), nos municípios de Itambé e Camutanga, região da Mata Norte de Pernambuco. Outras frentes de trabalho de uma usina de cana-de-açucar foi vistoriada pelo grupo da pesquisa e identificada a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), espaços de convivência mais organizados e melhor condição de trabalho dos canavieiros. Na ocasião, a equipe de fiscalização foi à Unidade Mista Dr. Hercílio Moraes Borba.

Para o médico fiscal do Conselho, Otávio Valença, a Unidade Mista tem bastante comprometimento com a sua capacidade resolutiva. “A fiscalização mostrou que tem muitos pontos frágeis na assistência, faltam muitos materiais de reanimação na sala vermelha e a sala de parto é bastante desequipada , não encontramos nenhum aspirador na unidade e nem fontes de oxigênio na sala de parada, não realiza exames laboratoriais e o raio x está quebrado”. Ele ainda informou que 28 pacientes de obstetrícia foram encaminhados para outras unidades somente em agosto.

Na opinião do vice-presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, as fiscalizações nas unidades de saúde do interior são importantes. “Do ponto de vista trabalhista, o que chamou a atenção das entidades médicas nas vistorias das unidades mistas foi a falta de uma carreira de estado, ou seja o subfinanciemanto da saúde, a maioria dos médicos exercem suas atividades com vínculos precários, contribuindo para uma grande rotatividade entre os profissionais”.

Os relatórios das fiscalizações serão encaminhados para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), publicados nos portais das entidades médicas e apresentados na coletiva de imprensa da Caravana na terça-feira (23/09), às 10h, na sede do Cremepe, no Espinheiro.

Fonte: Cremepe e Simepe