Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Promotores do agreste discutem assistência materna

mppe-caruaruO promotor de justiça do Ministério Público do Estado – regional Caruaru, Paulo Augusto Freitas, convocou os promotores da região, Conselho Regional de Medicina (Cremepe), direção da Maternidade Jesus Nazareno e Secretaria de saúde do Estado (Geres e nível central) para discutir a situação da rede materno infantil do agreste, na quinta-feira (06/08), em Caruaru. Na oportunidade, foi definida a criação de um Termo de Cooperação Técnica para que algumas unidades da região sejam referência de atendimento materno. O objetivo é descentralizar os partos da Maternidade Jesus Nazareno que devem ser focados nos atendimentos de alto risco.

Este primeiro momento foi para sensibiliza os promotores para, junto à secretaria de saúde do município, poderem estabelecer ações para o funcionamento das microregiões, garantir a melhor assistência as puérperas da região e descentralizar os atendimentos da maternidade Jesus Nazareno. A unidade que deveria receber apenas alto risco está absorvendo a demanda de baixo risco, superlotando a unidade e sobrecarregando os profissionais. Os encaminhamentos de municípios vizinhos ocorrem por falta de especialistas, equipamentos e estrutura. Assim, com a união de alguns municípios será possível equipar e “completar” algumas unidades.

O representante da IV Geres, Djair Ferreira, fez uma explanação da realidade dos municípios, mostrou o percentual de mulheres em período fértil e a quantidade de partos. De janeiro a maio deste ano foram contabilizados 3.172 partos em Caruaru. Ele ainda indicou que é preciso fazer investimentos no pré-natal e fez referência à rede cegonha.

Para a conselheira do Cremepe, Luiza Menezes, o encontro foi muito interessante pois já foi possível direcionar uma solução viável para a região. A próxima reunião ficou marcada para o dia 27 de agosto com os promotores, secretários de saúde dos municípios, entidades e profissionais de saúde.