Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Hospital Jaboatão Prazeres é pauta de reunião no Conselho

hosp.jabO Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres apresenta problemas “crônicos” de recursos humanos, equipamentos e não tem ambulância alguns dias da semana. Com o objetivo de discutir os atendimentos médicos na unidade, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), na pessoa do presidente em exercício, André Dubeux convocou o corpo clínico do serviço, diretoria médica, secretaria de Saúde do Estado (SES) e Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) para reunião na tarde da segunda-feira (14/09), na sede do Conselho, Espinheiro.

“A dificuldade de recursos humanos de longas datas no hospital Jaboatão Prazeres tem implicações éticas importantes na assistência à população.  Esperamos com a reunião de hoje que soluções sejam efetivadas com o estabelecimento do número ideal de três clínicos por plantão haja vista que a representante da SES afirmou que o hospital é uma prioridade na rede, para assim restabelecer o devido atendimento à população”, afirmou Dubeux.

Os profissionais relataram a dificuldade em atender dignamente os pacientes com as escala incompleta, falta de segurança e investimentos estruturais, além da impossibilidade de usar a ambulância. Na reunião, foi relatado que no plantão do último final de semana a médica precisou transferir um paciente com o Serviço Móvel de Urgência (Samu) e os pacientes que estavam internados ficaram desassistidos. “Quando precisei sair para a transferência haviam seis pacientes internados que não esperaram eu voltar para dar alta”, relatou.

A representante da diretoria Geral de Assistência Regional (DGAR), Alessandra Melo Cabral, reconheceu o déficit de recursos humanos e que não há intenção de fechar o serviço. Explicou que a classificação de risco funcionará a partir do próximo mês e a autorização de contratação de plantões extras deve diminuir o déficit de profissionais. Mesmo assim, representantes do Simepe colocaram a necessidade de concurso público, uma vez que plantões extras funcionam de forma emergencial, porém o problema só será sanado com a efetivação dos médicos. “O plantão extra vai resolver momentaneamente, mas queremos a escala ideal, completa com três plantonistas”, defendeu o vice-presidente do Simepe, Tadeu Calheiros.

A secretaria de Saúde do Estado se comprometeu em enviar até o final de setembro ao Cremepe um estudo com a devida escala de clínica médica e informar até quinta-feira (16/09) a situação da ambulância da unidade. Já a gestão hospitalar foi autorizada, na reunião, que poderá contratar médicos por plantão extra.  Para o plantonista Glauber Barbosa o encontro foi produtivo. “Discutimos vários pontos críticos da unidade e esperamos que a SES cumpra com as deliberações para melhorar as condições de trabalho do hospital”, finalizou.