Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe e FPS firmam convênio

Foto: Joelli Azevedo

Foto: Joelli Azevedo

A plenária do Cremepe convocou os conselheiros e membros da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) do Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (IMIP) para assinatura do convênio de cooperação mútua entre a entidade e a faculdade através da Escola Superior de Ética Médica (ESEM). A solenidade ocorreu na quinta-feira (08/10) na sede do Conselho, no Espinheiro. Com o convênio, o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, defende que é preciso investir na educação da ética e bioética nos primeiros períodos da faculdade. “Esta parceria é um marco na inclusão da bioética não apenas como disciplina, mas fazendo parte da formação médica”, disse Rodrigues.

O convênio consiste na cooperação entre a faculdade e ESEM na aproximação dos estudantes de medicina com o intuito de promover a aprendizagem dos aspectos éticos e bioéticos, demonstrando a importância do resgate ético e humanístico na medicina, que deve ser desenvolvida com ética e justiça, não esquecendo os ensinamentos filosóficos aplicados à bioética, instrumento que será deliberado por todo exercício da profissão médica.

Para a diretora da FPS, Taciana Duque, esta parceria é de suma importância para a instituição. A partir do convênio haverá maior aproximação do conselho com a academia. “O termo de cooperação vai proporcionar ao conselho a oportunidade auxiliar na formação do médico desde o início até o final no eixo de integração durante todo o curso”, completou a presidente da ESEM, Helena Carneiro Leão.

Antes da assinatura do documento, o presidente do IMIP, Gilliat Falbou, realizou uma exposição sobre os módulos do eixo de ética da faculdade. “O curso médico da FPS se fundamenta em quatro pilares: ética da vida e da liberdade; evolução humana; atitudes e relações humanas; desequilíbrios do processo saúde/ambiente”, indicou. Ele explicou que a relação com a entidade médica começou há anos, desde outras gestões com projetos de educação continuada. A ideia é que as outras faculdades de medicina do Estado também possam fazer esta cooperação com o conselho.