Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Mutirão de doação de sangue hoje (14) e nova passeata nesta terça-feira (15)

00-300x199O Movimento Nacional dos Médicos Residentes ganha força e os profissionais seguem firmes com a paralisação geral dos serviços. Nesta segunda-feira (14), os médicos residentes de Pernambuco realizaram nova assembleia geral, na Associação Médica de Pernambuco (Ampe), às 8h30,  para avaliação do movimento.  A mesa foi composta pelo vice-presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues e pelo médicos residentes Everton Abreu, Marcelo Torres, Marcos Villander, Mauriston Martins e Thaysa Rodrigues.

Na ocasião, foi repassada o resultado da reunião realizada na última sexta-feira(11) entre o secretário de saúde de Pernambuco, Iran Costa, o presidente do Simepe, Mário Jorge Lobo e representantes da comissão dos residentes.  Nessa reunião foram expostos os problemas dos serviços de saúde no Estado e apresentada a pauta de reivindicação  de Pernambuco.

Em seguida se juntarão em um mutirão para doação de sangue ao Hemope. As ações fazem parte do cronograma de atividades do movimento da categoria.  A doação de sangue faz menção há um lema dos residentes – “Doar sangue pelo SUS”, mais uma forma de alertar à população e às autoridades sobre o descaso com os serviços de saúde do País.

Na terça-feira (15), será realizada uma mobilização  nacional. Desta vez, médicos  residentes de todos os estados que aderiram ao movimento (21 no total) farão uma passeata em seus simultaneamente. Aqui em Pernambuco, a concentração será na AMPE às 8h, e a caminhada segue com destino ao Hospital da Restauração, no Derby.

Movimento Nacional

A Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) convocou a paralisação porque não houve avanços significativos nas negociações com o Governo Federal, após cinco meses de tentativa. Os médicos residentes de Pernambuco aderiram à greve geral por tempo indeterminado desde a última quarta-feira (09). O movimento busca reajuste da bolsa auxílio para a formação, maior fiscalização da estrutura dos programas, interrupção da abertura de novas vagas e cursos enquanto ocorre a avaliação e qualificação dos programas.