Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Zika vírus: mitos e verdades

12354

Pernambuco mais uma vez sai na frente dos outros estados do Brasil. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) com o apoio do Sindicato dos Médicos (Simepe) e Associação Médica de Pernambuco (Ampe) promoveu na segunda-feira (21/12) o Fórum Pernambuco Zika vírus: mitos e verdades, na sede do Cremepe, bairro do Espinheiro. O encontro foi direcionado aos profissionais de saúde, mas a sociedade civil também pode enviar dúvidas. Especialidades médicas relacionadas á doenças do Zika vírus se reuniram para tirar dúvidas dos médicos e população. Todo o evento foi transmitido online através do www.zikavirusmitoseverdades.com.br.

A finalidade do fórum foi promover a troca de conhecimentos de várias especialidades sobre os sintomas causados pelo Zika vírus, a relação do vetor com a microcefalia e os cuidados que a população deve ter. O presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, avaliou o encontro como esclarecedor e que ficará disponível na internet. “Por ser uma doença emergente no Brasil, o Cremepe cumprindo sua função social tem o dever de manter os profissionais de saúde e sociedade esclarecida garantindo uma assistência adequada”, explicou Rodrigues.

Para a coordenadora da câmara técnica de infectologia e arboviroses do Cremepe, Cláudia Vidal, o encontro foi muito interessante para desmistificar alguns boatos que tem surgido sobre o zika. Questões sobre a transmissão através do aleitamento, relações sexuais e por conta de vacinas. O tratamento e como evitar também fizeram parte da pauta do encontro. Já para o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, que prestigiou o evento, a questão deve ser tratada a nível nacional e os fatores econômicos da assistência devem ser considerados.

O presidente do Simepe, Mário Jorge Lobo, classificou o evento como bastante positivo em vários aspectos de orientações e esclarecimentos, além de  novas informações dos especialistas para os médicos e a população, devido aos casos de microcefalia associados ao Zika vírus continuarem crescendo no país.

Também fizeram parte do time de especialistas o infectologista Carlos Eduardo Padilha, a neuropediatra, Ana Van der Linden, o clínico geral, Carlos Brito, as infectologistas pediátricas Regina Coeli e Ângela Rocha, a obstetra e conselheira Luiza Menezes e a neonatologia Jucille Meneses. Das entidades médicas participaram a presidente da AMPE, Helena Carneiro Leão. O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, também compareceu ao fórum e pode esclarecer as políticas adotadas pelo município para sanar os focos do mosquito aedes aegypti que transmite o vírus.

Dados

O chat online recebeu mais de 90 perguntas durante a transmissão que ocorreu das 9h às 12h para sete países (EUA, Israel, Bolívia, índia, Chile e Itália), além do Brasil que teve 1057 sessões. Acompanhado por 543 usuários de Recife, 88 do Rio de Janeiro e 21 de São Paulo.