Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Esem entrega prêmio Maria Clara Albuquerque

IMG_5438A Escola Superior de Ética Médica (Esem) entregou na noite da segunda-feira (07/03) o prêmio Maria Clara Albuquerque, durante a plenária, na sede do Conselho, no Espinheiro. A estudante de medicina Carolina Cavalcanti e seus colaboradores João Peter e Anderson Amorim receberam a premiação (um iphone) com a monografia  “Ética e profissionalismo nas redes sociais: opiniões e ações online de estudantes de medicina do internato”.

 Esta é a terceira edição do Prêmio de Incentivo à Ética e Bioética Profª Maria Clara Albuquerque que tem o objetivo de incentivar e contribuir para o conhecimento e aprimoramento das questões de ética e bioética com temas de relevância para a formação e qualificação do médico. O concurso foi instituído através resolução CREMEPE N° 001/2013 destinada aos estudantes e medicina de Pernambuco em homenagem a médica Maria Clara Albuquerque que foi pioneira na questão da ética e bioética no Estado.

Para a vencedora do prêmio, o trabalho é muito importante para o meio médico pois analisa a educação médica nas redes sociais levando em consideração o Código de Ética e resoluções dos conselhos. “A monografia foi um recorte de uma pesquisa do Programa de Iniciação Científica (Pibic) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). A partir de alguns dados da pesquisa, nós fizemos a monografia. Ficamos felizes com o tema que é tão atual e aborda questões éticas online. O trabalho da gente mostra as ações e opiniões de estudantes de medicina – do internato – no âmbito online, analisamos a questão ética e profissional destes estudantes”, explicou Carolina.

Ética e Bioética

Os três filhos de Maria Clara Albuquerque participaram da plenária que premiou o trabalho. Para eles é muito gratificante ter um prêmio com o nome da mãe e só ratifica a importância que têm no meio médico. “O prêmio mostra que todos os temas que ela ajudou a debater e deu sua contribuição são temas que até hoje são pertinentes para a nossa sociedade e devem ser discutidos para estabelecer novos rumos e auxiliar nas decisões tanto do meio médico quanto na sociedade de forma geral”, explicou Gabriela Vasconcelos, filha de Maria Clara.