Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe ajuizará ação contra a união por leitos de UTI

IMG_9690O Cremepe realizou na tarde desta segunda-feira (15/05) uma reunião para discutir a situação da assistência aos pacientes portadores de cardiopatias congenitas do Estado. A reunião foi convocada após o Hospital Dom Malan, em Petrolina, informar que pacientes pediátricos correm risco de morte por falta de leitos de UTI. Participaram do encontro o Conselho de Medicina, Simepe, Central da Regulação de leitos, diretoria técnica do Hospital Dom Malan, Imip e Real Hospital Português.

Para o presidente do Cremepe, André Dubeux, o principal problema é a definição do fluxo destes pacientes. De acordo com as informações relatadas na reunião, o problema não são equipes cirúrgicas para operar, mas a “imperiosa” necessidade de leitos de UTI. No IMIP, por exemplo, dos 16 leitos de UTI de pediatria, quatro são especificamente para cirurgia cardíaca que vivem rigorosamente 100% dos leitos ocupados, além da questão financeira.

As deliberações foram: que a central enviará ao Cremepe, no prazo de sete dias, a lista de pacientes que necessitam desta cirurgia; e as entidades médicas ajuizarão uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada contra a união para garantir a devida assistência destes pacientes.