Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Sociedade Brasileira de Dermatologia lista as principais doenças da pele em crianças no retorno às aulas

Volta às aulas, voltam as preocupações com as doenças da pele na criançada. Não é raro os pequenos voltarem das férias com problemas na pele e no cabelo que, muitas vezes, podem ser transmitidos durante o contato com as outras crianças no ambiente escolar.

“É importante a família entender que ao retornar ao colégio, é recomendável uma visita ao dermatologista para checkup e proteção da pele, maior órgão do corpo humano”, explica a Dra. Ana Mósca, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Pensando nisso, a SBD listou as principais doenças da pele e do cabelo que as crianças contraem nas férias e que podem transmitir para os amigos de colégio no retorno das atividades escolares. Veja a lista das principais doenças, suas causas e como preveni-las:

– Pediculose (Piolho)

Conhecida popularmente como piolho, é uma doença parasitária causada por insetos sugadores de sangue que vivem e se reproduzem na superfície da pele e dos pelos. É importante a família saber que as crianças não devem ir de cabelo molhado para a escola, porque a umidade e a aglomeração de indivíduos favorecem a infestação do piolho. Portanto, o ideal é que os cabelos sejam lavados ao final do dia. As crianças de cabelos compridos devem ir à escola com os cabelos presos. É importante orientar as crianças para não compartilharem objetos de uso pessoal como escovas de cabelo, pentes, arcos e bonés.

 – Micose

São infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e o cabelo. A transpiração, o calor e a umidade são alguns fatores que favorecem o surgimento das micoses superficiais. Nas férias, as crianças não costumam fazer uma boa higiene. Com isso, podem aparecer as micoses oportunistas. É necessário que os responsáveis prestem atenção se as crianças estão fazendo uma higiene adequada, principalmente os adolescentes que costumam “se virar sozinhos”.

 – Pitiríase Versicolor (Pano Branco)

É um tipo de micose oportunista causada por uma levedura, encontrada com elevada frequência no couro cabeludo e em regiões da pele ricas em glândulas sebáceas. É comum nos climas quentes e úmidos, em pacientes com peles oleosas ou que fazem uso contínuo de produtos oleosos. O indivíduo muitas vezes já está com essa doença consigo, e, quando ele se bronzeia, percebe essa característica de manchas arredondadas ou ovais, ou muitas vezes de aspecto geográfico, geralmente brancas e menos comumente rosadas. A família deve ficar atenta aos sintomas na criança e procurar um dermatologista para cuidar.

  – Molusco

Também conhecido como molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças. O contato direto é a forma de contágio mais comum que existe para esse tipo de infecção. As lesões são formadas por elevações translúcidas, com certo brilho e com umbilicação (depressão) central. É auto inoculável e pode apresentar auto inoculação pós-trauma, por isso deve-se evitar coçar e mexer nas lesões por conta própria. Nesses casos, os pais precisam procurar um dermatologista para tratar com medicamentos ou remover essas lesões.

– Impetigo

É uma infecção bacteriana superficial da pele, altamente contagiosa, e muito comum na face ou extremidades da pele de crianças. O verão é a estação propícia para o desenvolvimento do impetigo, uma vez que o calor e a umidade favorecem a instalação e o desenvolvimento dos agentes infecciosos. Outros fatores como queda no sistema de defesa do organismo, ferimentos superficiais na pele (arranhões e pequenos cortes), picadas de insetos ou mesmo lesões de pele de outras doenças pré-existentes (como a dermatite atópica) podem servir de porta de entrada para a bactéria e manifestação da doença.

– Alergia

É comum que meninas utilizem maquiagens de adulto ou pintem os cabelos para irem às aulas. Mas, a pele das crianças tende a ser mais fina e porosa do que a dos adultos, por isso absorve mais os produtos e tem maior risco de apresentar reações alérgicas graves em contato com algumas substâncias químicas. Por isso, a SBD recomenda que os pais permitam apenas os produtos infantis e específicos para a faixa etária dos filhos. A tintura ou descoloramento dos cabelos das crianças é outro motivo das alergias. Nesse caso, a SBD não recomenda nenhum tipo de tintura.

“A escola é essencial na educação da saúde e pode ser parceira na proteção da pele das crianças. Uma dica é orientar as famílias, no início do ano letivo, a observar suas crianças e verificar se voltaram das férias com a pele comprometida”, conclui a Dra. Ana Mósca.