Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe fiscaliza Hospital Dom moura

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) fiscalizou na tarde da terça-feira (11/12) o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. A demanda surgiu a partir de um procedimento do MPPE, Justiça e demandas internas da autarquia. A vistoria foi direcionada à emergência geral, obstétrica, pediátrica e maternidade.

O Hospital classificado como geral tem três portas de entrada: emergência, pediatria e maternidade. Também tem ambulatórios em urologia, dermatologia, psiquiatria, cirurgia geral, cardiologia, pediatria, ginecologia (alto risco), geriatria. Além de serviços de neuro, gastro e nefrologista para pareceres.

A unidade oferece serviço de cirurgias eletivas em cirurgia geral e traumatologia, mas estas últimas estão suspensas desde setembro de 2018 por insuficiência de insumos e recursos. Os pacientes ortopédicos são regulados pela central de leitos.

RECURSOS HUMANOS – A escala ideal é com 2 cirurgiões, 2 ou 3 clínicos responsáveis pela sala vermelha e toda emergência clínica. Em alguns dias do final de semana há o 4 clínico (apenas no domingo). Dois pediatras e neurologista 2 vezes na semana; 2 obstetras; 2 anestesistas para emergência, um para a SRPA e outro para as eletivas. Além de um intensivista com título de especialidade. O déficit de médicos na emergência ocorre nas seguintes especialidades: cirurgia geral – déficit de 6 profissionais, traumato de 2 médicos, déficit de 1 pediatra. Há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que garantia o quarto clinico no final de semana, mas não está sendo cumprindo. Já o neonatologista para sala de parto só tem em 2 dias que faltam, tem dois diaristas na UTI, manhã e tarde.

ESTRUTURA – O Dom Moura tem 28 leitos de clinica médica, 29 cirúrgica, 10 leitos de UTI, 20 leitos de pediatria, 22 na obstetrícia, sete para CTI (sala vermelha). Sala amarela com 6 leitos na masculina e 8 na feminina. O total são 116 leitos.

INSUMOS – Na emergência há faltas pontuais e medicamentos, principalmente de antibióticos que não chega a demorar mais que 24h. Falta hidrocortizona de 100.
Falta seringas (20, 5 e 3), equipo micro.