Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe volta a se reunir com a SES para discutir situação das emergências

O Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, participou de reunião com diretores do Cremepe e Simepe, nesta segunda-feira (09/09), para discutir a situação das urgências e emergências de Pernambuco. O presidente do Cremepe, Mario Fernando Lins, comandou a reunião, que teve como principal objetivo encontrar soluções para a superlotação nas unidades, déficits nas escalas de médicos e falta de condições de trabalho.

O secretário apresentou um diagnóstico da situação do Hospital Getúlio Vargas (HGV), feito entre os dia 02 e 09 deste mês, e avaliou que houve um melhor aproveitamento dos leitos disponíveis nas clínicas e das vagas disponibilizadas pela Central de Regulação, além de uma redução da taxa de ocupação da Sala de Recuperação Pós-anestésica (SRPA) do HGV. No dia 26 de agosto, data da última reunião das entidades médicas com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a emergência do HGV contava com 243 pacientes e destes cerca de 80 eram da cirurgia vascular, de acordo com as informações do coordenador da emergência, Alisson Tenório, na ocasião.

Embora a Secretaria tenha apontado alguns avanços nesse período, problemas como a superlotação da emergência e sala de recuperação; pacientes em condições de alta aguardando transferência ambulatorial; pacientes crônicos sem proposta de internamento nas enfermarias, além de ausência de protocolos e fluxos definidos ainda preocupam as entidades médicas.

“Com a folha que tínhamos, estamos resolvendo a situação do HGV. Lá, o principal problema é a vascular. O próximo passo agora é transformar o conjunto de diaristas em plantonistas e aumentar a capacidade cirúrgica não só do Getúlio, mas do Hospital Agamenon e do Otávio de Freitas também”, disse Longo.

Entre as ações imediatas no HGV, a SES comprometeu-se em fortalecer o NIR e as visitas diárias na emergência, realizar reunião com a direção do hospital, com o corpo gestor, chefes de serviço, chefes de plantão e com as equipes de cirurgia vascular para definição de protocolos de acesso.