Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Comitê de Bioética promove webinar sobre Consentimento e Assentimento Informado na Criança

Foi realizado na noite desta quinta-feira (21/10) o webinar sobre Consentimento e Assentimento Informado na Criança. O encontro virtual foi transmitido através do canal no YouTube da Associação Médica de Pernambuco (AMPE) em celebração o Dia Mundial da Bioética.

O evento foi uma realização do Comitê de Bioética do Real Hospital Português – Unidade da International Chair in Bioethics e apoio do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe); AMPE; Associação do Direito de Família e das Sucessões (ADFAS); Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa (IEPAFC) e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

A moderação foi da coordenadora do Comitê de Bioética do Real Hospital Português (RHP), Mª do Carmo Lencastre e contou com a participação da conselheira federal por Pernambuco, Helena Carneiro Leão, o coordenador da Escola de Ética do Cremepe, Fernando Cabral, e ainda, Arli Pedrosa psicóloga da oncologia do RHP, a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do IMIP (CEP), Lygia Moraes e Ana Cláudia Brandão que é presidente da comissão de biodireito e bioética da ADFAS.

“Quando a gente lida no hospital com essas situações clínicas críticas nós sempre temos esses debates. É importante que possamos conversar sobre isso e apresentar de tal forma que haja a aceitação, compreensão e que se esclareça para a criança os procedimentos que serão realizados”, pontuou o pediatra e coordenador da ESEM, Fernando Cabral.

“De 2010 pra cá tivemos muitas mudanças. Foi um impacto muito grande para as pessoas quando começaram a ser discutidas as diretivas antecipadas de vontade. Ninguém nunca tinha ouvido falar. O testamento vital é uma vertente da diretiva antecipada da vontade, assim como o consentimento informado, todos apresentam a autonomia ampliada do paciente. A Resolução do Conselho Federal de Medicina foi pensada para ser uma ferramenta na inclusão do médico no auxílio desse paciente crítico”, explica a conselheira federal, Helena Carneiro Leão, sobre a Resolução CFM Nº 1.995/2021.

Ainda na ocasião foi apresentado um vídeo produzido pelo Cremepe sobre a história da paciente pediátrica, Lívia Ester, que norteou a discussão da noite sobre o Consentimento e Assentimento Informado na infância, uma vez que Lívia expressou seus desejos à equipe de saúde responsável pelos seus cuidados, que foram respeitados e seguidos até o momento de seu falecimento, em julho deste ano, em decorrência de um câncer.