Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Médicos lançam livro sobre craques do futebol e da Medicina nesta segunda-feira (06/12)

Será lançado nesta segunda-feira (06/12), às 19h30, no Hospital Santa Luzia, localizado no bairro de Casa Forte, zona norte do Recife, o livro Seleção de Jaleco, de autoria dos médicos e mestres da escrita e da conversa Roberto Vieira e Lucidio José de Oliveira. A obra é a primeira do mercado editorial nacional e mundial que narra a biografia de craques do futebol e da Medicina. Nela, mais de uma dezena de médicos que jogaram futebol e dividiram suas vidas entre as vitórias em campo e os corredores dos hospitais, são homenageados.

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) entrevistou o médico e escritor Roberto Vieira sobre a obra biográfica e suas motivações para desenvolvê-la:

  1. O que te motivou a escrever o livro?

Uma conversa minha e de Lucídio José de Oliveira em 2011 sobre médicos jogadores craques de bola. Daí fomos armando uma equipe onde só podiam atuar craques nas duas áreas. Já tínhamos experiência de outros livros lançados, inclusive em parceria, mas este foi o primeiro literalmente escrito a quatro mãos. A pandemia atrasou o lançamento previsto para 2020, assim como antes de 2020 nossa persistência para conseguir o prefácio de Tostão e a entrevista com Afonsinho havia adiado o lançamento.

  1. Paixão de infância?

Sim. Todo médico, escritor e jogador é antes de tudo um romântico apaixonado. Talvez os últimos do planeta.

  1. Teve influências para escrever a obra?

Desta vez não tivemos. É a primeira obra nacional ou internacional a escrever sobre uma seleção de médicos que foram supercraques de futebol.

  1. Como os senhores conciliaram as duas paixões: futebol e da Medicina?

Eu e Lucídio somos privilegiados. Paixões não se conciliam, paixões a gente simplesmente se entrega de coração. É o segredo da felicidade.

  1. Como ocorreu a escolha dos biografados?

Escalamos a nata da nata do futebol nas quatro linhas e nos corredores da Medicina. Todos eles já estavam no campo da História. Eu e Lucídio apenas traduzimos a História para a literatura.