Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

HGV promove o 4º mutirão de cirurgias urológicas

Nesta sexta-feira (11/02) e sábado (12/02), a Clínica Urológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), unidade que é referência estadual em diversas especialidades médicas, realizará o 4º mutirão de cirurgias eletivas reconstrutoras e da uretra. A expectativa é que sejam realizados 20 procedimentos em pacientes que aguardam pela realização de cirurgias urológicas. A iniciativa faz parte do Programa de Ampliação de Cirurgias Eletivas em Pernambuco (Opera Mais Pernambuco), que atende pacientes que tiveram suas cirurgias adiadas na rede hospitalar, sob gestão estadual, durante a pandemia da Covid-19.

“Este já é o 4º mutirão realizado em nossa unidade, apenas nesta especialidade, e estaremos atuando com três equipes, de forma simultânea, nesses dois dias. Nosso objetivo é atender aos pacientes da rede pública de saúde agilizando a realização das cirurgias, dando rotatividade aos leitos e seguindo com o planejamento do programa Opera Mais Pernambuco. Não podemos esquecer que é grande o benefício que uma ação deste porte tem no treinamento e aperfeiçoamento técnico dos urologistas, bem como, traz também grande benefício social aos pacientes com problemas relacionados a uretra”, afirma o médico urologista Gustavo Wanderley, coordenador do ambulatório de Urologia Reconstrutora e Coordenador da residência médica de Urologia do HGV e também do Departamento de Trauma e Urologia Reconstrutora da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Segundo Gustavo Wanderley, o mutirão deverá beneficiar pacientes portadores de complexas patologias da uretra, com foco no tratamento das estenoses uretrais (estreitamento do canal uretral). Participam do mutirão como médicos convidados, o urologista do Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco, Benhur Lima; o urologista do Hospital Materno Infantil de Pernambuco, Rodolfo Brilhante; além do chefe do Serviço de Urologia do HGV, Evandro Falcão.

De forma pioneira, o HGV realizou, ainda como projeto piloto, em outubro do ano passado, o 1º mutirão de cirurgias urológicas. A mobilização da clínica urológica ocorreu também no Novembro Azul, com a realização de cirurgias de próstata. Em dezembro, os tratamentos cirúrgicos foram voltados para tratamento de cálculo renal. Desde 2012, a unidade promove mutirões de cirurgias urológicas com apoio dos médicos preceptores, médicos residentes e das equipes de enfermagem e técnicos.

A seleção de pacientes depende da complexidade do caso e do tempo de espera pelo procedimento. O mutirão também fortalece o treinamento e a divulgação da Urologia Reconstrutora no Brasil e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).