Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe fiscaliza UPA 24h e Hospital de Belo Jardim

Após reunião do Ministério Público de Pernambuco, convocada pela promotoria de Belo Jardim, uma vistoria conjunta foi marcada no Hospital Júlio Alves de Lira e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Belo Jardim. O Cremepe, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e corpo de bombeiros ficaram de vistoriar os serviços para verificar se estão adequadas para garantir a assistência à saúde da população. A fiscalização do Conselho foi realizada no dia 22 de fevereiro, realizada pela médica fiscal Polyanna Neves e o 3º vice-presidente, Silvio Rodrigues.

A vistoria começou com uma conversa com as gestoras das unidades, que funcionam no mesmo prédio, e com a secretária de saúde do município. No momento da fiscalização do Cremepe, os Bombeiros também verificavam as condições de funcionamento das unidades para tirar o alvará.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA)  24 horas atende pacientes de clínica médica e obstétrica, mas não oferece atendimento de pediatria. São 20 leitos com um médico de plantão que fica responsável por internações e intercorrências. A UPA tem sala de Raio-X e leitos de observação, a sala vermelha tem dois leitos e conta com toda estrutura para assistência de pacientes graves com ventilador

Com três médicos generalistas por plantão, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do município de Belo Jardim recebe, em média, 180 pacientes por plantão. O serviço que também assiste  pacientes de municípios vizinhos, tem laboratório 24 horas e raio-X, além de realizar atendimento aos casos com suspeita e confirmação de COVID-19. 

HOSPITAL – No principal hospital da cidade, desde setembro de 2021 são realizadas cirurgias nas segundas e sextas-feiras, são 4 por dia, 8 por semana. As cirurgias são de hérnia, vesícula e cesáreas, são realizadas em um bloco cirúrgico que conta com filtro Hepa que chega a filtrar até 99,9% das impurezas e eliminam com muita eficiência ácaros, bactérias e vírus do ar, deixando o ambiente mais limpo. A equipe cirúrgica é composta por dois cirurgiões, um anestesista e um pediatra nos casos de cesáreas. 

COVID-19 – São oito leitos destinados aos pacientes suspeitos e confirmados com coronavírus que são assistidos por um enfermeiro e dois técnicos nas 24 h. No momento da vistoria haviam 5 pacientes internados.