Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Secretário de Saúde reúne entidades médicas e diretorias dos serviços para discutir as UTIs pediátricas do Estado

André Longo reuniu representantes das entidades médicas – Cremepe, Simepe e Sopepe, diretorias das emergências, secretaria de Saúde do Recife para discutir o aumento do número de atendimentos de casos de bronquiolite no Estado que estão gerando indicação de tratamento em Unidades de Terapia Intensiva. A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Saúde do Estado, no Bongi.

Leitos de Unidade de Terapia Intensiva e Intermediária devem ser abertos no estado e os últimos 10 pediatras do concurso serão chamados, hoje, além de 45 fisioterapeutas para compor a rede de assistência pediátrica em Pernambuco. Essas foram algumas medidas discutidas na manhã desta terça-feira (17/05), em reunião na Secretaria de Saúde, no Bongi, que reuniu representantes das entidades médicas, das diretorias das emergências pediátricas do Estado e especialistas.

A reunião foi convocada pelo secretário Estadual de Saúde, André Longo, por conta do número crescente de casos de crianças com bronquiolite que tem superlotado as emergências pediátricas. De acordo com os especialistas, essas doenças sempre acontecem nesta época do ano, porém, neste ano, o número está sendo além do esperado.

Participaram da reunião o presidente do Cremepe, Maurício Matos, o diretor, Silvio Rodrigues, representantes do IMIP, Hospital Barão de Lucena, Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Hospital Correia Picanço e também da secretaria de saúde do Recife, Sindicato dos Médicos e Central de Regulação de Leitos. Em nome dos especialistas, a presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, Alexsandra Costa, participou do encontro.

De acordo com o secretário, estamos na 20ª semana epidemiológica que tende a ser a pior. “Tudo indica que depois desses 15 dias, você vai ter uma queda. O esforço tem que ser nesses 15 dias”, explicou.