Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe promove live sobre a importância da identificação dos fatores de risco e do tratamento precoce do câncer de cabeço e pescoço

Na próxima quinta-feira (07/07), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço promovem uma live em alusão ao Julho Verde para conscientizar a respeito da importância da detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço que pode alcançar até 90% de cura se tratado precocemente. A apresentação, online, contará com a participação dos especialistas da área, Fátima Matos que também é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), Sylvio Vasconcellos, que também é médico fiscal do Conselho e do cirurgião de cabeça e pescoço, Bartolomeu Cavalcanti. O encontro virtual terá início às 19h30 e será transmitido através das redes sociais do Cremepe e da sociedade.

A campanha deste ano tem o tema Julho Verde: Consciência & Atitude, pois, segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de cabeça e pescoço deve acometer anualmente de 35 mil a 40 mil brasileiros. A previsão para o ano de 2022 é de surgirem 36.620 novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil, sendo 19.480 em homens e 17.140 em mulheres.

RESGATE HISTÓRICO

A SBCCP instituiu o Julho Verde no Brasil, ampliando a divulgação do dia 27 de julho como o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Essa iniciativa conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), da União Internacional para o Controle do Câncer, do governo brasileiro, que passou a adotar a data no calendário oficial do Ministério da Saúde (https://bvsms.saude.gov.br/datas-da-saude/), e com o apoio de entidades afins.

PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

  • Aparecimento de nódulo no pescoço
  • Manchas brancas ou avermelhadas na boca
  • Ferida que não cicatriza em duas semanas
  • Dor de garganta que não melhora em 15 dias
  • Dificuldade ou dor para engolir
  • Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias


Esses sinais também são causados por outras condições clínicas. Portanto, é importante conversar com seu médico.

O QUE É CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO?

Os tumores malignos (câncer) que aparecem na boca, orofaringe, laringe (local onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do rosto e do pescoço são chamados de Câncer de Cabeça e Pescoço. Os mais comuns são esses aqui citados. Se você estiver com algum desconforto na garganta ou apareceu alguma ferida na boca ou região da cabeça e do pescoço que te deixou preocupado, procure logo o especialista para que a lesão seja precocemente avaliada e tratada.


PREVENÇÃO 
Procure manter uma alimentação saudável, pratique atividade física regularmente, mantenha sua higiene bucal em dia, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, use protetor solar e abandone o fumo. Parar de fumar, inclusive, é a melhor maneira de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe.
Fique atento e vá ao médico regularmente.

SAIBA IDENTIFICAR O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Nódulo, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir, alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias, ferida na boco, no rosto ou no couro cabeludo que não cicatrizam em duas semanas são sintomas que podem indicar câncer de cabeça e pescoço.
Ao perceber esses sinais que seu corpo emite, procure um cirurgião de cabeça e pescoço. Ele é o profissional preparado para diagnosticar e, se for o caso, indicar e conduzir o tratamento cirúrgico para o paciente que tem algum tipo de tumor nessa região. O diagnóstico e o tratamento precoces aumentam as chances de cura.

 Fonte: SBCCP