Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Diretor do Cremepe, André Dubeux, participa de reunião com Ministério Público de Capoeiras

Na manhã desta quinta-feira (22/09), o coordenador do setor de fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), André Dubeux, participou de reunião virtual com o Ministério Público de Capoeiras. Estiveram presentes também no encontro, além do promotor de justiça, Reus Alexandre Serafini, o prefeito do município, Joaquim Costa Teixeira, a secretária de saúde de Capoeiras, Lygia Fernanda Almeida Galvão, e o diretor técnico da Unidade Mista Quitéria Alves Vilela, Guilherme de Tasso Callado Vaz.

O Cremepe realizou, em outubro de 2021, uma fiscalização no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Capoeiras e na Unidade Mista da cidade, nesta última foram encontradas irregularidades na rendição da equipe médica, que não acontecia pessoalmente; atendimento à gestante com somente um médico plantonista, sem a presença do obstetra, anestesista e pediatra; ausência de laboratório 24h e de equipe própria para transferência. No que diz respeito ao CAPS, foi relatado que não havia atendimento aos pacientes pediátricos. Dubeux reforçou a importância da regularização das inscrições das unidades junto ao Conselho e a urgência na implantação do laboratório 24h para realização de exames básicos e raio-x na Unidade Mista.

Segundo a gestão municipal, já houve a contratação de uma psiquiatra com foco no atendimento infantil para o CAPS; garantindo também a instalação do laboratório e a regularização das rendições das equipes médicas. “A questão materno-infantil é um problema macro de todo o estado de Pernambuco, não só do município de Capoeiras”, ressaltou o diretor do Cremepe. A secretária de saúde do município pontuou, ainda, que haverá uma reunião entre os 21 gestores municipais da V GERES com o intuito de buscar meios que minimizem os problemas encontrados na assistência materno-infantil na região. “O Cremepe tem o mesmo objetivo do Ministério Público que é encontrar soluções para que a população tenha garantido seu direito constitucional à saúde”, finalizou Dubeux.