Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lamenta o falecimento do médico Ricardo Paiva, ex-presidente deste Conselho

Com imenso pesar e tristeza, o Cremepe lamenta o falecimento do ex-presidente desta autarquia Ricardo Albuquerque Paiva, nesta sexta (09/12).

Egresso da turma de 1979 da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE). Fez residência em clínica médica e cardiologia no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), foi diretor do Huoc. Após deixar o cargo, em 1990, exerceu a função de preceptor de residência em cardiologia no hospital.

Foi presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, de 1998 a 2000, reconduzido para um segundo mandato de 2000 a 2002 e foi também presidente do CREMEPE de 2003 a 2006. Também passou a atuar com projetos sociais e de direitos humanos. Militou em questões de violência contra a mulher, abuso sexual, respeito às pessoas com deficiência, igualdade racial, entre outras pautas.

Da decisão de trabalhar pelo ser humano como um todo, surgiu a ideia das Caravanas do Cremepe que percorreu os 184 municípios pernambucanos, desvendando os rostos por trás dos números do índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Casos de maus-tratos e cárcere privado contra idosos e a exploração sexual de crianças e adolescentes foram denunciados. O trabalho deu origem ao livro “Severina, que Vida É Essa?” e à peça educativa Menina Abusada.

Ele também criou a Escola Superior de Ética Médica (Esem) e o Centro de Estudos Avançados (Ceac) do Cremepe, que seria responsável por realizar pesquisas e estudos sobre qualidade de vida e mercado de trabalho do médico, bem como sobre a relação médico-paciente.

Neste momento, o Cremepe expressa condolências aos colegas, amigos e familiares.