Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe completa 65 anos a serviço da ética, medicina e sociedade pernambucana

O dia 10 de março ganhou um significado especial para todos os pernambucanos desde 1958. Nesta data, há 65 anos, os professores Antônio Figueira, Ruy João Marques, Raymundo Theodorico de Freitas, Antônio Cardoso da Silva e Leduar de Assis Rocha, se reuniram, na Faculdade de Medicina de Pernambuco, atual Universidade Federal de Pernambuco, para tirar do papel o sonho da criação do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).

Inicialmente funcionando no Centro do Recife, mais precisamente no Edifício Tabira – um dos mais antigos da capital – o Conselho ainda lutava para se fortalecer enquanto entidade. Em 1976 o Cremepe se estabeleceu em sua primeira sede própria, no bairro da Encruzilhada. Em 1987, um feito importante consolidaria ainda mais a autarquia em todo o estado, quando ocorreu a instalação das Comissões de Ética em hospitais da Região Metropolitana do Recife. Ainda no mesmo ano, o Cremepe iniciou a expansão dessas comissões para o interior do estado.

Com a luta e a defesa da boa medicina cada vez mais respeitada, o Conselho – já grande entidade – se muda para sua sede atual, na Rua Conselheiro Portela, no bairro do Espinheiro, em 1998. Desde então, o prédio passou por diversas melhorias e modernizações para garantir que o trabalho siga forte em todo o estado. Hoje, o Conselho conta, ainda, com cinco delegacias regionais localizadas nos municípios de Araripina, Serra Talhada, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.

A partir de 2003, projetos sociais também ganharam espaço nas pautas da autarquia, ampliando o leque de trabalho em prol da população. As feiras do bem, bibliotecas comunitárias, ações solidárias e, principalmente, as caravanas da saúde levaram cuidado, atenção e empatia para todas as cidades pernambucanas.

Além das suas funções principais, o Cremepe também entende a importância da valorização. Por isso, todos os anos, a autarquia homenageia médicos de todo o estado com a outorga de comendas como a Medalha Fernando Figueira e Medalha De São Lucas, que, juntas, já condecoraram mais de duzentos médicos pernambucanos.

E dessa forma a entidade vai crescendo e se reinventando, sempre contando com o profissionalismo de sua equipe de servidores e colaboradores. São 65 anos de existência para tirar lições do passado para garantir um futuro melhor que é construído todos os dias. Que a ética profissional e o compromisso sigam como nossos pilares, zelando e trabalhando pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem com legalidade e paixão.

Cremepe: 65 anos a serviço da medicina de pernambuco.

Assista ao vídeo institucional comemorativo à data aqui