Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lamenta falecimento do ex-presidente da autarquia, Carlos Vital

É com enorme consternação e pesar, que o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) lamenta o falecimento do ex-presidente desta casa de ética (2005 a 2008) e do Conselho Federal de Medicina (CFM) (2014 a 2019), Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, ocorrido na manhã desta sexta-feira (02/06), aos 72 anos. Natural de Recife, ele formou-se pela Universidade de Pernambuco (UPE), em 1975 e fez sua pós-graduação em Medicina ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Comprometido com as causas públicas, ele envolveu o CREMEPE na concepção de que era impossível dissociar a prática médica das questões sociais, sempre almejando a oferta de contribuições que promovessem o ético desempenho profissional do médico e mantendo a coerência com os compromissos vocacionais. “Com essa concepção de exercício ético da Medicina como cidadania – compreendida em seu sentido grego, do cidadão que vive com entusiástico engajamento o dia a dia da sua polis, penetrando nas relações primárias entre governantes e governados – dirigimos nossos esforços às causas públicas prioritárias”, assim resumiu o Dr. Carlos seu pensamento para a autarquia no livro “CREMEPE: 60 anos, uma trajetória”.

Posteriormente, Vital foi eleito representante do Estado no CFM, onde foi 1ª Vice-Presidente da instituição – função que exerceu com maestria de 2009 a 2014, quando foi eleito presidente. Durante a sua gestão à frente da autarquia federal, foram produzidas diversas resoluções e pareceres com o objetivo de qualificar a assistência. Outro destaque da presidência do pernambucano foi a coordenação do processo de Revisão do Código de Ética Médica, que permanece em vigor até os dias de hoje.

Dr. Vital, como era conhecido, era também membro da Academia Pernambucana de Medicina (APM), sócio fundador da Sociedade Brasileira de Bioética (Regional Pernambuco) e da Sociedade Brasileira de Direito Médico. Em março de 2023, ele foi homenageado durante o I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina – 2023, em Pernambuco, onde também foi celebrado o aniversário de 65 anos do CREMEPE. Na ocasião foi exibido um vídeo em sua homenagem, com depoimentos de conselheiros federais contemporâneos dele, que destacaram a história e trabalho do médico pernambucano ao longo de sua notável carreira. 

O presidente do CREMEPE, Mauricio Matos, ressalta que o Dr. Carlos Vital foi exemplo e inspiração para todos os médicos e conselheiros que tiveram o privilégio de compartilhar de sua sabedoria, bom senso, liderança, bondade e especialmente de sua inclinação e determinação para a defesa da ética e da justiça. Deixa um vazio grande na medicina pernambucana e brasileira

O médico deixa esposa, Dona Inês, dois filhos – Clélio e Manuela – e netos. O Cremepe expressa condolências a amigos, colegas e familiares do Dr. Carlos Vital neste momento de luto. O velório será realizado neste sábado (03/06), a partir das 13h, no Cemitério Morada da Paz. A cerimônia de cremação ocorrerá em seguida, às 17h.