Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Caravana nas Comunidades começa com lição de cidadania

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) deram início à 2ª edição da Caravana nas Comunidades com lição de cidadania. A primeira comunidade visitada foi o Cabanga, na segunda-feira (22.04). Os caravaneiros levaram, além dos instrumentos de avaliação da qualidade do serviço de saúde prestado à comunidade, um grupo teatral que, de forma lúdica e bem humorada, tratou sobre o papel do cidadão no contexto social em que vive.

A Caravana Cremepe-Simepe está percorrendo as comunidades em busca da avaliação da qualidade dos serviços públicos dos postos de saúde, hospitais e maternidades da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Estão sendo aplicadas três etapas, centradas no usuário, que estão divididas entre questionário, escuta de rua e peça de teatro seguida por roda de debates. Os temas discutidos entre as comunidades abrangem sobre cultura de paz, violência contra a mulher e a criança, e a mobilização da comunidade durante a execução do projeto.

Através do questionário, a pesquisa identifica a realidade social dos moradores das comunidades. Por meio dele, os cidadãos atribuem notas aos tópicos sobre violência contra a mulher, diversão, qualidade da educação pública, qualidade da saúde pública, transporte público, qualidade da habitação/moradia, uso de drogas, corrupção, coleta de lixo e homofobia. Ainda há um espaço para duas questões abertas sobre o que há de melhor e de pior na comunidade. Ao final, um relatório será entregue às autoridades, entidades sociais e ao Ministério Público.

Na programação de visitas estão as comunidades de Alto do Pascoal, Morro da Conceição, Tejipió, Caranguejo Tabaiares, Bode, Arruda, Linha do Tiro, Alto José Bonifácio, Vila da Felicidade, Chico Mendes, Dancing Days, Campina do Barreto, Córrego do Eucalipto e Bongi.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe