Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Medicina em EvidênciasDiagnóstico de Morte Encefálica e o potencial doador de órgãos

Já está disponível no spotify e portal do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) mais um episódio do podcast do Medicina em Evidência – o podcast do Cremepe. Este episódio tem a apresentação é da secretária-geral do Cremepe, Zilda Cavalcanti em uma conversa com a médica intensivista, Karina Monteiros, que é da Central de Transplantes de Pernambuco. As temáticas em questão foram o diagnóstico da morte encefálica e a manutenção do potencial doador de órgãos.

Medicina em Evidências FEBRE: O que o médico precisa saber?

No mais novo episódio do quadro “Medicina em Evidências” do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) a secretária-geral da autarquia, Zilda Cavalcanti, conversa com a presidente da Sociedade Pernambucana de Pediatria (Sopepe), Alexsandra Costa, sobre o que o médico generalista precisa saber sobre febre. “Em média de 30% a 60% dos atendimentos de emergências pediátricas e em ambulatórios envolvem a febre como sintoma”, pontuou a pediatra durante o encontro.

EPISÓDIO 2O Panorama da Saúde Mental do Médico

No episódio 2 do Medicina em Evidência, o podcast do médico pernambucano do Cremepe, a Secretária-Geral da entidade, Zilda Cavalcanti, conversa com a psiquiatra e representante da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Milena França, sobre o panorama da saúde mental dos médicos. Elas falam sobre burnout, ansiedade e depressão dos profissionais, a importância do diagnóstico precoce e as estratégias de cuidados com a higiene do sono, momentos de lazer, psicoterapias e etc.. Confira!

1º EPISÓDIO – Medicina em Evidência – O primeiro quadro do “Medicina em Evidências” do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) aborda o tema SEPSE. O primeiro episódio conta com a moderação da secretária-geral do Conselho, Zilda Cavalcanti, e o vice-presidente da Sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco (Sotipe), Arthur Faria. O objetivo dos episódios é abordar temas médicos baseados em conhecimento científico para disseminação de conhecimento e informações de qualidade a todos os médicos pernambucanos.

EPISÓDIO 4 Diretivas antecipadas de vontade

Diretivas antecipadas de Vontade ou testamento vital é o conjunto de desejos manifestados pelo paciente sobre os cuidados e tratamentos que quer ou não receber no momento que estiver incapacitado de expressar sua vontade. Essas diretivas serão o tema do Medicina em Pauta do Cremepe com Secretária-geral do Cremepe e paliativista, Zilda Cavalcanti, e conselheira federal por Pernambuco, Helena Carneiro Leão, que é especialista em Bioética pela Universidade do Porto.

EPISÓDIO ESPECIAL: Agosto dourado: A importância do aleitamento materno

O episódio do “Medicina em pauta” do Cremepe de agosto aborda o tema “Agosto dourado: A importância do aleitamento materno”, em homenagem a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Esse episódio conta com a participação das pediatras Rita Brito e Vilneide Braga Serva, que ressaltam a importância da amamentação como base da vida que contribui para a saúde, nutrição e a segurança alimentar a curto e longo prazo. Amamentação como um direito humano que precisa ser respeitado, protegido e cumprido.

📻 Ouça através do link: https://bit.ly/agostodourado2021

EPISÓDIO 3Doenças do Adulto com Raízes na Infância

O livro “Doenças do adulto com raízes na infância” é o tema da terceira edição do Medicina em pauta – o podcast do Cremepe, gravado em 15 de julho de 2021. Essa edição conta com a apresentação do autor do livro e conselheiro João Guilherme Alves e a moderação do conselheiro e pediatra Fernando Oliveira.

Ouça através do link: https://bit.ly/EP3MedemPauta

EPISÓDIO 2 Saúde mental do médico Parte 1 e Saúde mental do médico em tempos de pandemia – Parte 2

O segundo episódio do “Medicina em pauta” do Cremepe aborda a saúde mental do médico. Este episódio foi divido em duas partes, a primeira é sobre os sintomas, os tratamentos e a realidade do profissional na linha de frente durante a pandemia. Já a segunda parte é voltada ao estudante de medicina. O episódio conta com a participação da conselheira e psiquiatra, Milena França e do presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Amaury Cantilino.

📻 Ouça através do link: https://bit.ly/2EPMedicinaemPauta

EPISÓDIO 1A importância da 2ª dose da vacina contra Covid-19

🎧 Para escutar o episódio, siga-nos no spotify

O primeiro episódio conta com a participação do presidente do Cremepe Maurício Matos e do conselheiro, pediatra e representante regional da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge Fonseca. Eles conversam sobre a importância da 2ª dose da vacina contra a Covid-19.

📻 Ouça através do link: https://bit.ly/3ixvPyz