Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Inaugurado o primeiro pronto-socorro cardiológico de Pernambuco

O Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape) foi inagurado na tarde desta quinta-feira (29). Na próxima segunda-feira (03) já começam a funcionar os ambulatórios. O hospital universitário só vai funcionar plenamente em três meses. “O procape será ocupado lentamente para atender toda a população” – explicou o idealizador e diretor da unidade, Ênio Catarelli.

Com 20 mil metros quadrados e 207 leitos, é considerado o segundo maior hospital público de cardiologia do País. Podendo atender mil pacientes por dia, sendo 500 só no ambulatório. Além de desafogar as duas únicas emergências cardiológicas que funcionam em Pernambuco – uma no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e outra no Hospital Agamenon Magalhães (HAM) – o Procape também vai oferecer procedimentos e exames, até então inéditos na rede pública de todo o Nordeste, como a tomografia multi-slice, capaz de fornecer imagens detalhadas do fluxo de sangue no coração e evitar a necessidade de cateterismos.

A humanização do atendimento é outra prioridade da nova unidade. Cada um dos quartos das enfermarias tem apenas dois leitos e todos os ambientes são climatizados. Além dos setores dedicados ao atendimento de pacientes, o Procape também vai abrigar um centro de estudos e um laboratório de células-tronco para a realização de transplantes.

Durante a solenidade de inauguração, Ênio Cantarelli salientou a importância do hospital ser climatizado. “Ar-condicionado não é luxo, e sim uma necessidade. O clima da cidade é quente, serve também para espantar as muriçocas e estimula os funcionários a atenderem bem.” Para Cantarelli o Procape foi “um sonho de 27 anos”, mas somente nos últimos sete anos pôde dar início às obras, com um investimento inicial de 36 milhões dos governos estadual e federal. Ainda de acordo com o diretor, será possível realizar quatro procedimentos cirúrgicos paralelamente.

Representantes do Cremepe (foto) e do Simepe, que sempre apoiaram esse projeto, estiveram presentes na inauguração. O governador do Estado, Mendonça Filho, e secretário de Saúde, Gentil Porto, entre outros também participaram da solenidade.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Com informações do Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco.