Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Presidente da APMR encerra ciclo de palestras do XI Curso Básico de Ética e Bioética

O presidente da Associação Pernambucana de Médicos Residentes (APMR), Erick Barreto Pordeus, apresentou a aula “Residência Médica em Pernambuco: a visão dos residentes”, através de plataforma on-line, no XI Curso Básico de Atualização em Ética e Bioética para Residência Médica do Cremepe, na tarde desta quarta-feira (18/11), encerrando o ciclo de palestras do evento. Após a aula do médico, foi aberta a sessão de análise e discussão de casos, mediada pelos conselheiros do Cremepe.

Na ocasião, ele apresentou a tese de mestrado do médico Mário Melo sobre a residência médica no Brasil: um estudo sobre fatores relacionados a distúrbios neuropsiquiátricos e cumprimento da legislação nacional. O médico enumerou, também, dados referentes à quantidade de médicos residentes atuantes no estado de Pernambuco, que somam hoje 1.863 profissionais.

Ainda durante sua palestra, Erick falou sobre assédio dentro do ambiente de trabalho, carga horária, pagamento de bolsas, enfrentamento à covid-19 e direitos do médico residente, como: férias de 30 dias, folga pós-plantão, licença paternidade e maternidade, condições adequadas para repouso e higiene pessoal durante os plantões, dentre outros. Ele ressaltou também o objetivo da APMR de valorização da residência médica: padrão ouro na formação de especialistas, na garantia de honorários, estrutura, atividades, apoio psicopedagógico e valorização da preceptoria. “É função da APMR: representar, defender, orientar, esclarecer e informar o médico residente”, pontuou o presidente da entidade.