Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lança Severina, que vida é essa?

Livro retrata como milhares de pessoas sobrevivem em condições desumanas no Estado

Como resultado de quatro anos da Caravana do Cremepe, foi lançado na última quarta (13.08), o livro Severina, que vida é essa? A publicação, de autoria de mais de 100 pessoas que viajaram por todos os municípios de Pernambuco, traz de forma detalhada um retrato da realidade das condições desumanas que vivem milhares de pessoas no Estado.

Os caravaneiros, como se intitula o grupo, avaliaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada município. Depararam-se com situações alarmantes que envolvem prostituição infantil, o crescimento do uso do crack no interior, transporte escolar em pau-de-arara, péssimas condições de atendimento e garantia de saúde, entre outros. Segundo Ricardo Paiva, idealizador e coordenador da Caravana, as pessoas precisam saber o que acontece e reconhecer os verdadeiros “super-heróis nacionais”, pessoas que sobrevivem a essas condições. “Esse livro é uma repulsão. Ele retrata a realidade”, afirmou veementemente.

O livro Severina, que vida é essa? não será comercializado, mas em breve poderá ser acessado na íntegra pelo site do Cremepe. Exemplares impressos serão encaminhados a autoridades e doados à entidades da sociedade civil organizada, comprometidas com a luta pela garantia dos direitos humanos.

O evento – A solenidade aconteceu na Associação Médica de Pernambuco, durante a manhã, e foi aberta pelo presidente do Cremepe, Carlos Vital, que agradeceu aos presentes e reafirmou a importância do livro como instrumento de inclusão social, desenvolvimento da cidadania e defesa dos diretos humanos. Além de ser um exemplo para as novas gerações de médicos. “A promoção da dignidade humana é um ponto fulcral da profissão médica. O livro é uma prova disso. E ainda tem um caráter doutrinário, de formação para os jovens médicos que passarão a ver a luta por direitos humanos como principal função do médico”, disse.

Também estiveram presentes no lançamento o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Gilson Edmar Silva, o presidente do Sindicato dos Médicos, Antônio Jordão, e o ex-secretário de saúde Gentil Porto.

PELA VIDA… PELO TEMPO – Durante o lançamento do livro também foi apresentado o trailer do filme “Pela Vida… Pelo Tempo“, que já está sendo rodado e vai mostrar a realidade que os caravaneiros encontraram em todas as regiões de Pernambuco. “Depois que o filme estiver pronto vamos exibí-lo nas praças públicas de todas as cidades por onde passamos. A Caravana não terminou”, enfatiza Ricardo Paiva. O filme está sendo produzido pela Cabra Quente Filmes e tem direção do médico-cineasta Wilson Freire.

Leia mais em http://portal.cremepe.org.br/publicacoes_noticias_ler.php?cd_noticia=2439

Ailce Moreira, da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Foto: Salete Halack (MHuD).