Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

INSS retoma as atividades

Depois de 75 dias de paralisação, dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Pernambuco decidiram por fim à greve. Com a deliberação dos pernambucanos, o atendimento nas Agênias da Previdência Social (APS) será normalizado na próxima segunda-feira. Assim como Pernambuco, outros 10 estados filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) decidiram pelo retorno às atividades. Até o encerramento esta edição, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho Previdência Social (Fenasps) não havia emitido comunicado sobre retomada das atividades de seus afiliados.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência Social de Pernambuco (Sindsprev), Luiz Eustáquio, adiantou que o acordo entre a categoria e o governo deve ser assinado ainda hoje. “A maioria concordou com a pauta de incorporação do reajuste de 10,8%, sendo 5,5% em janeiro do próximo ano e 5% em janeiro de 2017”, explicou. Eustáquio ainda indicou que a proposta aprovada prevê redução da progressão funcional para os novos servidores de 18 a 12 meses, a criação de umcomitê para o plano de cargos e salários, suspensão de avaliações, devolução dos salários descontados na greve de 2009 e dos dias parados.

Com a retomada dos atendimentos, os servidores precisarão repor os dias sem atendimento. Segundo Eustáquio, a carga horária de seis horas diárias dos servidores precisará ser estendida durante um período determinado para concluir os atendimentos pendentes.

Em Pernambuco, aproximadamente 1.200 servidores e 64 das 69 APS do INSS aderiram à greve. Foram cerca de 10 rodadas de negociações até que categoria e governo chegassem a um acordo. O Sindsprev-PE não soube mensurar quantos atendimentos deixaramde ser realizados no período. Procurado pela reportagem, o INSS em Pernambuco não se posicionou sobre a quantidade de atendimentos e benefícios que ficaram pendentes durante a greve dos servidores, nem informou como será administrada a demanda reprimida de atendimentos a partir da retomada das atividades dos servidores.

PERITOS

Mesmo que os servidores do INSS voltem às atividades nesta segunda-feira, as perícias médicas seguirão sem atendimento, uma vez que a greve dos peritos médicos previdenciários continua, reforçou o Sindsprev-PE. Segundo último balanço do INSS, apenas 53,77% das perícias agendadas em todo o País durante período da paralisação foram realizadas até 21 de setembro. O Instituto reforça “os segu rados não atendidos terão dat de atendimento remarcada e que a concessão do benefíci vai considerar a data inicial mente agendada para evitar prejuízos financeiros”.