Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe e Sopepe promovem live em alusão ao Agosto Dourado

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), através da Escola Superior de Ética Médica (ESEM), em parceria com a Sociedade Pernambucana de Pediatria (Sopepe), transmitiu, no dia 18 de agosto, a live sobre a importância do aleitamento materno, com aulas sobre “Apoiar a Amamentação é cuidar do futuro: o que o médico precisa saber?” e “Mitos e verdades sobre a amamentação na sala de parto”.

A transmissão, ocorreu através do canal do Youtube e das redes sociais do Conselho e Sopepe e contou com a moderação da presidente da Sopepe, Alexsandra Costa e apresentações da Presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Ana Paz, e da professora de medicina da Faculdade Pernambucana de Medicina (FPS) e Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno (Dcam) da Sopepe, Vilneide Braga.

“Os oligossacarídeos presentes no leite materno são importantíssimos para um microbioma saudável, imunidade e desenvolvimento cerebral da criança”, explicou Vilnede Braga em sua apresentação. A especialista trouxe, ainda, importantes dados sobre a amamentação e os benefícios do aleitamento materno, segundo a professora, os lactentes possuem 88% de menos risco de morte em relação às crianças não amamentadas e 78% menor quando comparados aos lactentes em alimentação mista.

Falando sobre os mitos e verdades relacionados à amamentação, a presidente da Sobape, Ana Paz, abordou as necessidades básicas da mulher na sala de parto e recomendações no pré-natal. “Oferecer o peito da mãe ao bebê ainda na sala de parto não é uma moda, e sim uma recomendação científica para redução da mortalidade neonatal”, afirmou Ana. Além disso, a palestrante destacou as diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil para HIV positivas, dentre outros tópicos.

A campanha do Agosto Dourado, criada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é realizada anualmente e tem, em 2022, como tema “fortalecer a amamentação, educando e apoiando”, que tem como objetivo restaurar e melhorar as taxas de amamentação, nutrição e saúde, a curto e longo prazo, em todo o mundo.