Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe se reúne com representantes do Hospital Universitário da Univasf

Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (22/05), reunião entre representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O encontro foi realizado por iniciativa do Cremepe, ao identificar a necessidade de esclarecimentos pela gestão da unidade sobre problemas ligados, especialmente à neurocirurgia, na assistência aos pacientes de Petrolina e região.

Estiveram presentes o Presidente do Cremepe, Maurício Matos, o 3º Vice-Presidente, Silvio Rodrigues, o 1º Secretário da autarquia, André Dubeux, e o Delegado Regional de Petrolina, Joaquim Bedor. Representando o Hospital Universitário da Univasf, estavam o Superintendente Ricardo Lima, o Gerente de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona, o Chefe da Divisão Médica, Rafael Brito, e o Chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Fabrício Olinda.

Na ocasião, Maurício Matos relatou o resultado de fiscalizações realizadas no HU-Univasf, e de denúncias recebidas que apontaram a necessidade de ação imediata no hospital. Além da superlotação com pacientes vítimas de politraumatismo, o serviço de neurocirurgia conta com déficit de profissionais especialistas, assim como a dependência de remoção aero-médica de vários pacientes para o Recife nos dias em que não há neurocirurgião de plantão.

Os diretores do hospital elencaram todas as medidas que vem sendo tomadas pela gestão, mas deixaram claro que a unidade isoladamente não poderá resolver todos esses problemas. Todos os pontos foram registrados e o Presidente do Cremepe, Maurício Matos, concluiu a reunião informando que o Conselho vai entrar em contato com as Secretarias de Saúde dos Estados de Pernambuco e da Bahia, com o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), e com os representantes dos municípios de Petrolina e Juazeiro.

A intenção é de reunir todas essas representações juntamente com o Ministério Público, Ministério da Saúde/EBSERH e MEC, afim de buscar, no menor tempo possível, a melhor solução para os pacientes vítimas de politraumatismos na região, em especial aos que dependem de atendimento da neurocirurgia.