Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Profissionais continuam mobilizados

Teve sequência na última terça-feira (20.11), a Campanha Salarial dos Médicos da Região Metropolitana do Recife (RMR), com a realização de mais uma Assembléia Geral, no auditório do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). A reunião contou com a presença do presidente do Conselho de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Carlos Vital e dos profissionais que trabalham nas unidades de saúde de Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. O presidente do Simepe, Mário Fernando Lins, iniciou a assembléia com os informes sobre Dia Nacional de Luta em Defesa da Vida, comemorando na quarta-feira (21.11), pelas entidades médicas em todo o país.

Em seguida, o vice-presidente do Simepe, Antônio Jordão, destacou os princopais tópicos discutidos no debate promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco (OAB/PE), na manhã do mesmo dia, com os deputados federais Paulo Rubem (PDT-PE) e Mauricio Rands (PT-PE), sobre a Emenda Constitucional 29 e a renovação da CPMF. Logo depois, foram apresentados os resultados das negociações com as prefeituras.

Olinda:
Representantes do Simepe e dos médicos que atuam na Marim dos Caetés participaram da reunião com a prefeita, Luciana Santos, segunda-feira (19.11), quando os sindicalistas ratificaramn a Pauta de Reivindicações e, sobretudo, a necessidade de equiparação salarial e do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV). Ficou acordado que a prefeita terá até terça-feira (27.11) para apresentar uma proposta à categoria. Dependendo do resultado, os médicos vão decidir os rumos do movimento na Assembléia Geral do próximo dia 28/11, às 19h, no auditório do Simepe.

Cabo de Santo Agostinho:
O secretário municipal de saúde, Antônio Carlos Cabral, e o secretário municipal executivo, Daniel Santos entraram em contato com o Simepe agendando uma reunião para quinta-feira, (22.11), às 10h, na Secretaria Executiva do Município – Av. Presidente Getúlio Vargas, 957, Centro. De acordo com a proposta a ser apresentada pelos gestores municipais, a categoria irá decidir sobre o movimento da Campanha Salarial somente na Assembléia Geral do próximo dia (28.11), às 19h, no auditório do Simepe.

Jaboatão dos Guararapes:
A situação no município é indefinida. O Simepe já enviou dois ofícios, solicitando uma reunião com o prefeito, Newton Carneiro e até o momento não obteve resposta. Na assembléia geral, os médicos do Hospital Materno Infantil Cônego Pedro Carneiro, que estão atualmente locados no Hospital Luiz Loureiro, em Cavaleiro, reclamaram da total falta de estrutura para o funcionamento daquela unidade de saúde. Descaso e abandono predominam.

Entre as denúncias relatadas estão: a falta de água e de equipamentos; número insuficiente de consultórios; existência de um único banheiro para atender os servidores e usuários/SUS; a poluição sonora generalizada; entrada indiscriminada de ambulantes – inclusive de carrinhos que vendem CDs piratas e lanches.

O Simepe quer conversar com o prefeito e o secretário de Saúde, Ulisses Tenório em busca de soluções. Demissões espontâneas já estão acontecendo. Jaboatão dos Guarararapes corre sério risco de ficar sem médicos a partir dos próximos dias diante da inércia da gestão municipal. Vale lembrar que o piso salarial naquele município é de R$ 400,00

ATENÇÃO: Próxima Assembléia Geral para os municípios de Olinda e Cabo de Santo Agostinho na próxima quarta-feira, 28, às 19h, no auditório do Simepe.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Simepe.