O Ministério da Saúde lançou, no final do ano passado, o Formulário Terapêutico Nacional (FTN), voltado para o uso racional de medicamentos, com orientações sobre prescrição, dispensação e consumo.
O formulário é indicado para pacientes e profissionais da área de saúde durante a consulta dos fármacos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). O objetivo do material é favorecer a melhoria do padrão de atendimento, redução de gastos, eficácia e segurança.
O FTN contém informações terapêuticas, contra-indicações, precauções, efeitos adversos, interações, esquemas e cuidados de administração, orientação ao paciente, formas e apresentações disponíveis comercialmente e aspectos farmacêuticos dos medicamentos selecionados.
A versão impressa, que acompanha um CD com sistema de busca, teve 50 mil exemplares distribuídos entre equipes do Programa Saúde da Família (PSF), unidades do Programa Farmácia Popular, profissionais e gestores de saúde e entidades de classe.
Há também uma versão virtual disponível no Portal da Saúde (www.saude.gov.br). Através do site, as informações disponíveis no FTN podem ser consultadas a partir do nome do princípio ativo do medicamento ou pela classe terapêutica.
Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.







