Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Você conhece seu anestesista?

Quem tem medo de anestesia? Por falta de informação, muitas pessoas acabam tendo tanto receio de serem anestesiadas quanto do próprio procedimento médico pelo qual passarão. “Será que vou sentir algo?” ou “vou acordar no meio da operação?”, por exemplo, são apenas algumas das dúvidas que povoam o imaginário comum. O que as pessoas não sabem é que elas têm direito a tirar essas e outras dúvidas previamente.

Esse momento é a consulta pré-anestésica. É na consulta pré-anestésica – um direito do paciente e um dever do médico – que o anestesiologista (mais conhecido como anestesista) poderá saber se a pessoa é asmática, tem pressão alta, fuma ou ingere bebidas alcoólicas, toma remédio ou possui problemas alérgicos, entre outros pontos importantes. Quanto mais informações o profissional conseguir captar nessa consulta, melhores condições terá para planejar a anestesia que será aplicada. Também poderá sanar todas as “neuras” que poderiam entrar na sala de cirurgia com o paciente. Um ponto que deve ser ressaltado é que o paciente tem o direito de escolher o próprio anestesista.

Mas quem seria esse profissional que tem como função tornar ausentes a dor e outras sensações àqueles que precisam passar por procedimentos como cirurgias ou exames diagnósticos? Pois saiba que o anestesista é um médico de formação, com curso de especialização e treinamento em anestesiologia. Ele também possui sólidos conhecimentos em física, química, biologia e matemática, por exemplo. Além da função de retirar a sensação de dor durante o ato cirúrgico, o profissional é encarregado de monitorar o estado geral do paciente – seu nível de consciência, pressão arterial, pulso e respiração –, ficando atento a qualquer alteração. Não é à toa que o anestesista é chamado de “anjo da guarda”.

Jornada – À propósito do tema, de 10 a 12 de setembro, a praia de Porto de Galinhas – litoral sul do Estado de Pernambuco – receberá a XVII Jornada de Anestesiologia de Pernambuco (Jaepe). O evento, que será realizado no Summerville Beach Resort, terá workshops, conferências e painéis, que serão acompanhados por profissionais de Pernambuco e também de outros estados – 30% dos inscritos são oriundos de outras regiões do país.

Haverá ainda a participação de 11 profissionais da Stanford University School of Medicine, que ministrarão workshops durante a jornada. “O evento é estadual, mas tomou uma proporção tão grande que se tornou um dos maiores da área em todo o país. Seja pela programação científica, seja pelo número de participantes”, afirma o médico Francisco Brito, presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco (Saepe), entidade à frente da jornada.

A XVII Jaepe é promovida pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco, com o apoio da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas (Coopanest – PE) e da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Interior de Pernambuco (Coopagreste). O evento tem ainda o apoio da Unimed Recife, de indústrias farmacêuticas e de equipamentos de anestesia. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 3212.0990 e do site www.saepe.org.br.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Fonte: Brava Comunicação & Marketing.