Sexta-feira, 25 de maio. Chuva fina e incessante no Recife. Os caravaneiros do Cremepe/Simepe colocaram o pé na estrada e seguiram para mais uma comunidade. Desta vez, o grupo C foi para o bairro de Santa Amaro, especificamente para a Ilha de Santa Terezinha, Avenida Agamenon Magalhães, próxima do Shopping Tacaruna. Os caravaneiros chegaram à comunidade por volta das 10h, ainda sob chuva, dirigindo-se de imediato para a sede da Associação dos Moradores, fundada desde 1988. Lá definiram as atividades que fazem parte do projeto nesse ano.
Um grupo visitou a Unidade de Saúda da Família (USF) da Prefeitura do Recife localizada à rua Artemis. A médica fiscal do Cremepe,Poliana Neves e os diretores do Simepe, Carlos Eduardo (Cacá), e Walber Stéfano realizaram fiscalizações, ouvindo os profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Muitas reclamações foram anotadas sobre os problemas que prejudicam todos. Também foram aplicados questionários para a população, através de Andréa, Girlene, Shirlene, Marcílio e Patrícia, com a finalidade ouvir suas preocupações sobre educação, moradia, saneamento básico, saúde, entre outros assuntos.
Criatividade e imaginação
Na Associação de Moradores, fundada desde 1988, os grafiteiros Gallo e Bonny realizaram uma oficina de arte. As crianças chegaram com tranquilidade e aos poucos foram participando daquele momento singular. Papéis canson, lápis, pincéis e tintas pigmento estimularam à imaginação e criatividade. Chamou a atenção o aluno da Escola Sede da Sabedoria, Paulo Silva que, aos seis anos demonstrou interesse pela arte de desenhar e conseguiu fazer uma bicicleta perto da casa de seus sonhos. “Estou bastante feliz, porque coloquei uma cor bonita no meu desenho.”, afirmou sorrindo. Às 10h40, o sol reapareceu. O panorama mudou, com muita luz e cores entre as casas e becos daquela comunidade que superou problemas ao longo de anos..
Na avaliação do diretor do Simepe Walber Stéfano, a Caravana cumpriu de forma positiva mais um de seus objetivos na Ilha de Santa Terezinha,uma vez que fiscalizou a unidade de saúde e, ao mesmo tempo,conversou com os moradores sobre os prós e contras que atingem diretamente homens, mulheres e crianças. A Caravana segue em frente.
Na próxima quarta (30/05) , a Caravana Cremepe/Simepe tem sequencia, com mais duas comunidades a serem visitadas: Coelhos e Campo Grande







