“Durante 4 dias os dermatologistas presentes no Congresso terão a oportunidade de mostrar a força da Dermatologia Nacional. Eles vão poder trazer seus conhecimentos, trocar experiências e aprimorar as técnicas de tratamento das doenças de Pele para que possam oferecer um atendimento com ainda mais qualidade aos pacientes”, afirma a Dra. Denise Steiner, Presidente da SBD.
Os temas selecionados no Congresso foram cuidadosamente escolhidos pelos organizadores. “O programa científico foi elaborado com a finalidade de oferecer um evento diversificado, inovador e baseado em uma visão multidisciplinar da Dermatologia clínica, cirúrgica e estética”, afirma o Presidente do 68º Congresso da SBD, Dr. Gilvan F. Alves.
A Programação científica – Antes mesmo da abertura oficial do evento, os dermatologistas presentes no Congresso já estarão participando das atividades. Na sexta-feira, dia 06 de setembro, serão realizados diversos cursos práticos como tratamentos da celulite e peelings para o rejuvenescimento do colo e mãos, para os tratamentos faciais e para as estrias do corpo. A abertura oficial será às 09h, do dia 07 de setembro. A partir daí, o ciclo de palestras e simpósios sobre o tratamento das doenças da pele ganham mais espaço na programação. “O fórum sobre o vitiligo vai apontar as peculiaridades da doença, os aspectos emocionais que afetam o paciente e abordar as diversas formas de tratamentos com fototerapia, terapias integrativas e tratamento cirúrgico”, exemplifica a Dra. Denise, citando um dos vários fóruns importantes que foram incluídos na programação do Congresso.
Fique de olho
− FÓRUM: VITILIGO – Um dos destaques da programação científica do Congresso por trazer a discussão novas abordagens para o tratamento de uma doença que costuma ser agravada pelo stress físico, emocional e pela ansiedade, sendo muito comum entre jovens. O evento contará com a coordenação da Dra. Denise Steiner e do médico Claudemir Roberto Aguilar e terá a participação de nomes importantes da Dermatologia Nacional, como o Dr. Daniel Gontijo Ramos, vice-presidente da SBD, e do médico brasiliense, Roberto Dóglia Azambuja.
− SIMPÓSIO: REVISANDO A FOTOPROTEÇÃO – Com a participação de nomes consagrados da Dermatologia Nacional, este evento vai destacar a importância da Fotoproteção para prevenir doenças graves como o Câncer de pele. Começando ainda na gestação, passando pela infância, a Fotoproteção através das roupas e do consumo de Vitamina D.
− SIMPÓSIO: ATUALIZAÇÃO EM DERMATOLOGIA – Neste evento com a participação de médicos da Inglaterra e dos Estados Unidos e de especialistas brasileiros serão discutidas questões importantes sobre a Dermatologia pediátrica, Melasma, Dermatoses infecciosas e o uso de Laser – Criolipolise e Ultrasom focado.
− SIMPÓSIO: O QUE HÁ DE NOVO NO DIAGNÓSTICO CLÍNICO E TRATAMENTO EM DST – As Doenças Sexualmente Transmissíveis são tema deste simpósio que vai abordar o diagnóstico e tratamento da Sífilis, O tratamento e as vacinas do HPV e os procedimentos cosméticos para pacientes com AIDS.
− FÓRUM: COSMECÊUTICOS E NUTRACÊUTICOS – Destaque para o uso de cosmecêuticos no tratamento da Acne, como aceleradores da cicatrização cutânea e dos nutracêuticos para cabelos e unhas.
− SIMPÓSIO: PSORÍASE – O Simpósio de Psoríase abordará o tema por meio da apresentação de casos clínicos.
− SIMPÓSIO: ACNE – O objetivo deste Simpósio é proporcionar grande espaço para discussão sobre acne, uma vez que a busca pelo seu controle ou cura é uma das causas mais frequentes de consulta ao dermatologista pelo impacto negativo na qualidade de vida dos adolescentes e adultos jovens (particularmente mulheres adultas).
− CURSO: PSICODERMATOSES – Os Objetivos desse curso são reconhecer as Psicodermatoses mais comuns na clínica. Diferenciar entre os Transtornos psiquiátricos e os Transtornos cutâneos incluindo: os delirantes, factícios, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno Dismórfico Corporal, somatizações, estresse, ansiedade e depressão.
− FÓRUM: INOVACOES TERAPEUTICAS O QUE E REALMENTE EFICAZ? – Este fórum discute a eficiência de terapias como a criolipólise, uso do ultrassom microfocado no tratamento do contorno facial e o tratamento não cirúrgico do câncer de pele.
− GRAPE – O GRAPE ( Grupo de Apoio aos Permanente ) da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que tem como objetivo agregar os grupos de portadores de doenças de pele com potencial discriminatório e excludente como: psoríase, vitiligo, alopecia areata, atopia, acne, câncer cutâneo,genodermatoses, doenças bolhosas, etc.
SERVIÇO
68º Congresso Brasileiro de Dermatologia
Data: 7 a 10 de setembro de 2013
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília (DF)
Informações: http://dermatobrasilia2013.com.br/
Da Assessoria de Comunicação do Cremepe
Fonte: AMB







