Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Crianças Desaparecidas

acao-social-criancas-desaparecidasNo dia 25 de maio, data em que é celebrado o Dia Internacional da Criança Desaparecida, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina realizarão mobilizações nos estados para chamar atenção dos médicos e da sociedade este problema. Por ano, estima-se que 50 mil somem no país e cerca de 250 mil ainda não foram solucionados. No mundo esse número chega a 25 milhões.

Dez estados e o Distrito Federal já informaram a programação local (acompanhe abaixo lista da programação de cada estado). A proposta é que um grupo de conselheiros e médicos visitem hospitais na data a fim de estimular colegas e outros profissionais da saúde a colaborarem com a busca dessas crianças, além de orientar pacientes a evitar o problema. “Os Conselhos enaltecem o grave situação que afeta a sociedade brasileira, notadamente a parcela mais carente. Queremos pedir aos médicos para que fiquem atentos, principalmente os da área de Pediatria, pois é cada vez maior o número de casos”, alertou o presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.

Acesse o folder da campanha.

Ações com os médicos – O CFM quer contribuir para reverter esta realidade. Por isso, desde 2011, o CFM desenvolve junto à categoria uma campanha de conscientização para que profissionais e instituições de tratamento médico, clínico, ambulatorial ou hospitalar observem e ajudem no esforço contra o desaparecimento de menores. A ação tem apoio formal de diversas entidades médicas brasileiras e latino-americanas, como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), além da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Igrejas Batistas, Movimento Humanos de Direitos (Mhud), Instituto de Migrações de Direitos Humanos (IMDH), ONG Mães da Sé, Rede Marista, Hospital Pequeno Príncipe do Paraná,  além do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride).

Para tanto, o CFM publicou uma recomendação (nº 4/2014alertando os profissionais sobre procedimentos que auxiliam na busca. “Na consulta o médico pode observar como o menor se comporta com o acompanhante, se tem marcas ou empatia, por exemplo”, ressaltou Henrique Batista, secretário-geral do CFM. (veja outras recomendações abaixo)

 

ORIENTAÇÕES AOS MÉDICOS:

 

– Observe como a criança ou adolescente se comporta com o acompanhante. Se demonstra medo, choro ou aparência assustada.

– Observe se existe marcas físicas de violência, como cortes, hematomas ou até abusos.

– Solicite a documentação do acompanhante. Conforme o CFM, a criança deve estar acompanhada dos pais, avós, irmão ou parente próximo. Caso contrário, pergunte se a pessoa tem autorização por escrito.

– Desconfie se o acompanhante apresentar informações desencontradas, contraditórias ou não souber responder pergunta básicas.

– Comunique às autoridades competentes ou casos suspeitos.

 

 

PROGRAMAÇÃO DOS ESTADOS

 

Amazonas

O CRM-AM organiza visita nas três unidades dos Hospitaisde Pronto Socorro de Canoas: Zona Leste, Zona Sul e o Zona Oeste. No estado, também haverá reunião com gestores e entrevista coletiva sobre o tema.

 

Bahia
Na Bahia, os hospitais a serem visitados serão o Hospital Geral do Estado, (HGE), Hospital Martagão Gesteira e Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Haverá uma reunião dia 20/05 com os Diretores Técnicos de Unidades Pediátricas e a imprensa será convocada para acompanhar as fiscalizações nos hospitais da capital e nas cidades de Barreiras, Itabuna, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

 

Distrito Federal

No Distrito Federal serão visitados hospitais pediátricos de cada região, a fim de incluir o tema nas conversas com os médicos e a população. Estão confirmados o Hospital da Criança, Hospital Universitário de Brasília (HUB), além do Hospital das Forças Armadas (HFA).

 

Goiás

O Cremego fará uma ação no Hospital Materno Infantil, no Hospital de Campinas e em escolas infantis de Goiânia para orientar médicos, professores e pais sobre o desaparecimento de crianças e como prevenir o problema.

 

Minas Gerais

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será uma das parceiras do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais– CRM-MG – na campanha “Médicos em Defesa das Crianças Desaparecidas” que fará ampla divulgação por meio da Rádio Unimontes 101,1 FM.

 

Paraíba

A fim de mobilizar médicos e sociedade, o CRM-PB visitará o Hospital Infantil Arlinda Marques, o Hospital Infantil Valentina Figueiredo e o AMIP, com participação de 10 conselheiros.

 

Pernambuco

O Cremepe programou visita a seis hospitais na capital: Hospital da Restauração, Hpoistal Helena Moura, IMIP, Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Hospital da Universidade Federal de Pernambuco e Hospital Barão de Lucena.

Santa Catarina

O CRM-SC confirmou que será realizada uma reunião com os gestores do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis), Hospital Seara do Bem (Lages), além do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria (Joinville).

 

Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, a plenária do CRM-RN optou por não fazer visitas pontuais no dia 25. Contudo, haverá uma elaboração de cartazes e panfletos com o tema que serão divulgados por todo o estado nas fiscalizações dos meses de maio, junho e julho.

 

Rondônia

O CRM-RO organiza palestras  e reunião com gestores dos Hospital Infantil Cosme e Damião – Porto Velho/RO; do Hospital e Maternidade Infantil – Cacoal /RO e do Hospital Regional – Ji Paraná.

 


Sergipe

O Cremese organiza grande campanha no maior hospital do estado: Hospital de Urgência de Sergipe.