Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Entidades cobram adequação da escala no HAM

HAMAs entidades médicas do estado fiscalizaram a emergência cardiológica do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, e convocaram a diretoria médica e a Secretaria de Saúde para discutir a questão dos recursos humanos na unidade. A reunião realizada na quarta-feira (23/09) também contou com a presença do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e chefias da emergência e da cardiologia do hospital. A dificuldade do serviço está atrelada ao quantitativo de pessoal, os médicos são deslocados da emergência para outros setores como hemodinâmica e coronária, o que sobrecarrega o colega do plantão. Atualmente, há uma média de 65 pacientes, sendo 10 por profissional na emergência.

O objetivo do encontro foi dimensionar a secretaria para adequação dos profissionais do serviço. Os plantonistas realizaram um estudo conclusivo com número ideal de profissionais no plantão, já contando com a hemodinâmica e o pós operatório. As informações serão repassadas ao Cremepe para que a SES identifique como fará o dimensionamento, levando em consideração que ainda há médicos do último concurso para serem nomeados.

A emergência do HAM tem 18 leitos e o número adequado para o ético exercício profissional são de quatro médicos, porém hoje tem três plantões com quatro e os demais com três. “Queremos quatro profissionais na emergência e dois na coronária porque atendemos mais de 60 pacientes. O ideal são 8 diaristas e temos 6”, explicou Mozart Lima, chefe da emergência.

O tesoureiro e cardiologista do Conselho, Mário Fernando Lins, falou sobre a importância de ter o serviço do hospital funcionando bem. Ele que implantou a residência cardiológica na unidade acredita que com o esforço de todos é possível adequar o serviço. “Os gestores colocaram as dificuldades principalmente de pessoal, havendo a disposição da secretaria em resolver o problema. Ficou claro que são necessários oito médicos para a emergência e nove para Unidade de Recuperação de Cirurgia Torácica (URCT)”, indicou Lins. O Cremepe ainda fiscalizará os outros serviços cardiológicos da rede.